Cobrança abusiva de multa de cancelamento e cobrança de mensalidades após solicitação de rescisão de contrato anual de academia

Não respondida
Canoas - RS
08/06/2026 às 12:17
ID: 250786061
Solicitei o cancelamento do meu contrato anual com a academia em 09/11/2025, após aproximadamente 6 meses de utilização.
Na ocasião, fui surpreendida com a cobrança de uma "multa" de R$ 1.213,08 para efetivar o cancelamento. O valor foi calculado pela academia somando a diferença entre o plano anual contratado e o valor do plano mensal vigente, além de multa de 10% sobre o período remanescente.
Questionei a cobrança por entendê-la abusiva e desproporcional. Em nenhum momento me recusei a pagar uma multa razoável pela rescisão antecipada. O problema sempre foi o valor excessivo exigido.
O mais absurdo é que, na data em que solicitei o cancelamento, faltavam cerca de 6 meses para o término do contrato. Ou seja, o valor exigido para cancelar era praticamente o mesmo que eu pagaria simplesmente mantendo o contrato até o final, tornando o cancelamento economicamente inviável.
Mesmo tendo manifestado formalmente minha intenção de encerrar o vínculo em novembro de 2025, a academia manteve as cobranças normalmente até o término do contrato em maio de 2026.
Durante todo esse período, não frequentei a academia nenhuma vez. Continuei pagando por um serviço que não utilizava porque a empresa condicionou o cancelamento ao pagamento de uma cobrança que considero abusiva.
Tentei resolver a situação diretamente com a academia, apresentei meus argumentos, busquei uma solução amigável e até registrei reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, sem sucesso.
Hoje busco apenas uma solução justa: a revisão da cobrança exigida para o cancelamento e a análise da restituição dos valores pagos após minha solicitação formal de rescisão, considerando que deixei de utilizar os serviços e nunca me opus ao pagamento de uma multa proporcional e razoável.
Espero que a empresa reveja seu posicionamento e resolva a situação de forma amigável.