Óculos de natação ***** com defeito prematuro e mau atendimento do SAC

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

12/05/2026 às 15:42

ID: 248440381

Adquiri o óculos de natação ***** modelo The One acreditando na qualidade e durabilidade da marca. No entanto, com apenas 8 meses de uso, mesmo tomando todos os os cuidados necessários antes e após os treinos, a borracha apresentou diversas rachaduras em ambos os lados, ocasionando entrada de água e comprometendo totalmente a utilização do produto.

Diante da situação, entrei em contato com o SAC buscando entender o ocorrido e verificar uma possível solução. Para minha surpresa, fui informado de forma objetiva apenas que o prazo de 90 dias havia expirado e que o produto possui validade de 1 ano, sem qualquer análise mais aprofundada sobre a falha apresentada.

Pratico natação há anos e possuo óculos da ***** com mais de 5 anos de uso que jamais apresentaram esse tipo de problema. Pelo valor investido no produto da *****, esperava muito mais em termos de qualidade, durabilidade e principalmente suporte ao consumidor.

Fica aqui minha insatisfação e indignação com a experiência, pois um produto dessa categoria não deveria apresentar desgaste tão severo em tão pouco tempo, ainda mais quando utilizado com todos os cuidados recomendados.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/05/2026 às 16:17

Olá, Miquéias

Agradecemos por entrar em contato conosco e sentimos muito por qualquer frustração ou transtorno que essa situação possa ter causado.

Após uma análise cuidadosa do seu caso, verificamos que a solicitação de troca/devolução foi realizada fora do prazo previsto em nossa política, que é de até 90 dias. Sabemos que imprevistos podem acontecer e entendemos sua solicitação, porém, neste momento, não será possível dar continuidade ao processo de troca.

Permanecemos à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou oferecer suporte adicional por meio do telefone ou WhatsApp (41) 3132-3700, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A BRW Group está sempre à disposição!

Atenciosamente,
Equipe de Atendimento BRW Group

Réplica do consumidor

16/05/2026 às 14:28

Segue uma réplica mais técnica, firme e fundamentada no Código de Defesa do Consumidor:

Olá, equipe BRW Group.

Agradeço o retorno, porém discordo da negativa apresentada, uma vez que o caso em questão não se limita ao prazo de garantia contratual de 90 dias informado pela empresa.

O defeito apresentado no óculos de natação Arena The One caracteriza vício oculto, nos termos do artigo 26, 3 do Código de Defesa do Consumidor, que dispõe:

O prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.

No presente caso, as rachaduras na borracha de vedação surgiram apenas após aproximadamente 8 meses de uso regular, mesmo com todos os cuidados adequados de conservação antes e após os treinos.

Trata-se de um produto durável e de categoria premium, cuja expectativa legítima de qualidade e durabilidade claramente não corresponde ao desgaste severo apresentado em período tão curto.

Importante destacar que o CDC protege o consumidor contra defeitos ocultos que somente se manifestam com o tempo de utilização, especialmente quando evidenciam baixa durabilidade ou inadequação do material empregado no produto.

Dessa forma, a simples alegação de expiração da garantia legal de 90 dias não afasta a responsabilidade do fornecedor diante de um vício oculto de durabilidade.

Sendo assim, solicito a reavaliação do caso com base no artigo 26, 3 do CDC, visando uma solução amigável e compatível com os direitos assegurados ao consumidor pela legislação brasileira.

Permaneço no aguardo de um novo posicionamento.

Consideração final do consumidor

20/06/2026 às 19:30

A empresa apresentou uma solução satisfatória para a situação. O problema foi resolvido de forma amigável e já utilizei o crédito disponibilizado para adquirir um novo produto. Agradeço à equipe pela atenção e pelo atendimento prestado.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10