Descaso com idosa, venda de poltronas incorretas e descumprimento do Estatuto do Idoso em viagem interestadual

Não resolvido
Limeira - SP
26/01/2026 às 10:32
ID: 238807815
Descaso com idoso e vendas de poltronas incorretas.
Venho por meio deste registrar minha profunda insatisfação com o atendimento prestado pela empresa durante o trajeto Montes Claros/MG Limeira/SP, referente às passagens adquiridas para mim e para minha mãe, *****, de 77 anos.
Minha mãe, por lei (Estatuto do Idoso Lei 10.741/2003), possui direito à gratuidade ou ao desconto de 50% no transporte interestadual, porém não conseguimos garantir esse direito, mesmo após tentativas e orientações no ato da compra.
Além disso, solicitamos poltronas juntas e nas primeiras fileiras, devido à idade da minha mãe e aos problemas no joelho que ela possui, o que torna necessário um lugar sem obstáculos e com acessibilidade. Recebemos promessa de que seríamos acomodadas dessa forma. Contudo:
- No dia do embarque, o ônibus não era o modelo vendido, não sendo de dois andares, como informado no momento da compra.
- As poltronas estavam separadas, impossibilitando que eu acompanhasse minha mãe durante uma viagem longa.
- Tivemos que trocar as passagens, e novamente o atendente garantiu que as poltronas seriam juntas.
- No embarque seguinte, aconteceu exatamente o mesmo problema: poltronas separadas, sem qualquer respeito à necessidade da passageira idosa.
- Durante o trajeto, que dura cerca de 15 horas, houve apenas duas paradas de 15 minutos, o que é absolutamente inadequado para passageiros em geral, especialmente para idosos.
- O banheiro do ônibus não tinha condições de uso, tornando a viagem ainda mais difícil e arriscada para a saúde da minha mãe.
Diante de tantos problemas, descaso e falha na prestação de serviço, solicitamos:
1. Resposta formal sobre o ocorrido.
2. Reembolso integral das passagens, já que o serviço não foi prestado conforme contratado.
3. Abertura de apuração interna sobre a conduta dos atendentes e sobre a falta de cumprimento das promessas feitas.
4. Garantia de que situações como essa não se repitam, especialmente envolvendo passageiros idosos.
Atenciosamente:
Luciene Farias
Compartilhe
Consideração final do consumidor
20/03/2026 às 16:40
Um descaso total e ainda não responde as reclamações. Ou seja, um descaso com o consumidor.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0