Demora Excessiva e Falhas Recorrentes no Processo de Sinistro de Veículo - Aruana Seguradora

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Nova Iguaçu - RJ

09/06/2026 às 09:45

ID: 250881555

RECLAMAÇÃO DEMORA EXCESSIVA E FALHAS RECORRENTES NO PROCESSO DE SINISTRO

Sinistro n *****
Chamado n *****

Venho registrar minha insatisfação com a condução do sinistro n ***** pela Aruana Seguradora.

O sinistro foi aberto em 20/03/2026 após colisão causada por segurado da empresa. Desde então, enfrento sucessivos atrasos, informações contraditórias, falta de retorno e constantes falhas administrativas que vêm impedindo a solução do caso.

No dia 28/03/2026, às 10h57, entrei em contato com a seguradora, sendo atendido pela colaboradora Letícia, protocolo n *****. Na ocasião, fui orientado a informar a oficina onde seria realizado o orçamento do veículo.

As informações foram prontamente encaminhadas, indicando a oficina MAX OFICINA, em Nova Iguaçu/RJ. Apesar disso, meu veículo permaneceu parado por vários dias aguardando simples contato da seguradora com o profissional responsável pelo orçamento.

Posteriormente, fui informado que existiria prazo de 5 dias úteis para andamento do processo. Contudo, somente em 01/04/2026 a seguradora entrou em contato para solicitar o orçamento.

Após o envio do orçamento, os atrasos continuaram. Em diversos contatos telefônicos posteriores fui informado que o processo permanecia "em deliberação", sempre com promessas de retorno que nunca eram cumpridas.

Somente em 05/05/2026 recebi proposta de acordo para reparação dos danos, no valor aproximado de R$ 16.000,00. Aceitei imediatamente a proposta e encaminhei todos os documentos solicitados.

A partir desse momento começaram novas dificuldades.

Após vários dias sem resposta, fui informado que o e-mail enviado não seria o endereço correto, embora tivesse sido informado pela própria seguradora. Reenviei toda a documentação.

Posteriormente, em novos contatos, fui informado que a documentação não havia sido localizada. Em outra ocasião, a seguradora alegou que os arquivos enviados estavam em branco.

Em todas essas situações, informei repetidamente a data e o horário exatos dos e-mails enviados, contendo toda a documentação solicitada. Ainda assim, a seguradora continuou alegando dificuldades para localizar documentos que já haviam sido encaminhados.

Recentemente recebi o termo de acordo, providenciei sua assinatura e reconhecimento de firma em cartório, e encaminhei novamente toda a documentação exigida.

Mesmo após aproximadamente uma semana do envio do termo devidamente assinado, precisei entrar em contato novamente para verificar o andamento do processo. Para minha surpresa, fui informado que a seguradora não havia localizado o e-mail contendo o termo assinado.

Esse problema vem se repetindo durante todo o processo: a seguradora solicita documentos, os documentos são enviados, o consumidor aguarda os prazos informados e, posteriormente, a empresa alega não localizar os e-mails ou documentos já encaminhados, gerando novos atrasos e exigindo sucessivos reenvios.

Meu veículo é instrumento de trabalho e dependo dele para obtenção de renda. Toda essa demora vem causando prejuízos financeiros, transtornos e enorme desgaste.

Já se passaram meses desde a abertura do sinistro e, apesar de orçamento aprovado, proposta aceita, documentos enviados e termo assinado, a seguradora ainda não concluiu o processo.

Solicito:

1. Confirmação imediata do recebimento de toda a documentação já enviada;
2. Conclusão definitiva do acordo;
3. Pagamento da indenização sem novos atrasos;
4. Posicionamento formal com prazo concreto para encerramento do processo.

Possuo protocolos, registros de ligações, cópias de e-mails e comprovantes de todos os envios realizados, os quais demonstram minhas diversas tentativas de resolver a situação de forma amigável.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/06/2026 às 11:39

Prezado Sr. Marcel Cordeiro Marçal,

Agradecemos seu contato e a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre a demanda referente ao sinistro informado.

Esclarecemos que o termo de acordo, no valor previamente alinhado, foi devidamente recepcionado por esta Companhia, dando-se prosseguimento à fase de liquidação financeira, que se encontra dentro do prazo regulamentar previsto na normativa aplicável. Tão logo concluída essa etapa, o devido retorno será prestado ao senhor.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos e reiteramos nosso compromisso com a transparência e a condução adequada do processo.

Atenciosamente,
Aruana Seguradora S.A.