Venda de veículo blindado com defeitos e omissão de informação

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

08/07/2025 às 10:02

ID: 221540411

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia 10/06/2025, adquiri um veículo blindado modelo [civic, lxs, 2007] na agência [*****], localizada em [*****].

No mesmo dia da retirada, percebi diversos defeitos ocultos, como [listar: vazamento de água pelas mangueiras, trocador de calor misturando água e óleo, bucha da caixa da direção estourada, batida na parte de trás do carro e etc.], e entrei em contato com o vendedor imediatamente. A resposta foi que eu deveria rodar mais um pouco para ver se o problema aumentava, demonstrando total despreparo e descaso com o pós-venda.

Além dos vícios mecânicos, descobri posteriormente que o veículo é blindado informação que não foi mencionada em momento algum durante a venda e não consta no documento do carro (CRLV), o que é uma irregularidade grave. A omissão dessa informação fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor (art. 6, inciso III), pois trata-se de uma característica essencial do veículo que altera significativamente seu uso, manutenção, valor e segurança jurídica.

A blindagem exige cuidados específicos e influencia diretamente no desempenho e nos custos do veículo. Vender um carro blindado sem informar o consumidor e sem constar no documento oficial é uma infração grave, que pode inclusive gerar complicações legais para o comprador.
Caso a loja não se manifeste com solução imediata, tomarei as medidas judiciais cabíveis, incluindo denúncia ao Detran, Procon e, se necessário, abertura de ação por danos morais e materiais.

De acordo com o Art. 6, III do CDC, é direito básico do consumidor a informação clara e adequada sobre o produto, incluindo:

suas características, qualidades, composição, preço e riscos.

E o Art. 30 do CDC afirma:

Toda informação ou publicidade suficientemente precisa obriga o fornecedor, que deve cumpri-la.

Ou seja, o vendedor afirmar que o carro não era blindado, quando na verdade era, é:
Engano intencional;
Um vício de informação que te dá o direito de:
Cancelar a compra,
Exigir abatimento,
Ou pedir reparação judicial.

Compartilhe