Solicitação de Exclusão de Dívida Prescrita do Serasa Limpa Nome

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

26/05/2026 às 15:29

ID: 249738887

Assunto: Exclusão de dívida prescrita do Serasa Limpa Nome

Prezados,

Identifiquei em meu CPF ***** a exibição de dívida(s) com data de vencimento superior a 5 anos na plataforma Serasa.

Conforme o art. 43, 1 do Código de Defesa do Consumidor, as informações negativas não podem ser mantidas em bancos de dados por período superior a cinco anos. O STJ também já pacificou que a prescrição impede a cobrança judicial e que a manutenção/exibição de dívida prescrita, inclusive como oferta vinculada a aumento de score, configura prática abusiva.

Diante disso, a dívida está prescrita e não pode mais constar em cadastros de inadimplência nem ser objeto de cobrança, ainda que extrajudicial, por meio de plataformas.

Solicito a imediata exclusão da(s) dívida(s) prescrita(s) e de qualquer oferta relacionada ao meu CPF no Serasa Limpa Nome e demais canais do Serasa, no prazo de até 5 dias úteis, conforme determina o CDC.

Caso a exclusão não ocorra, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Judiciário.

Atenciosamente, *****
CPF: *****
Data: *****

Compartilhe