Informações contraditórias no atendimento geram transtorno e despesas desnecessárias.

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
22/07/2026 às 11:23
ID: 254547099
Prezados,
Gostaria de registrar uma reclamação sobre as informações contraditórias prestadas pela equipe de atendimento do ASSIST.
Inicialmente, entrei em contato pelo WhatsApp para me associar e fui informada de que uma representante entraria em contato comigo. A representante enviou toda a documentação, explicou os planos KLINI e HAPVIDA, informou os valores e elaborou uma proposta.
Após analisar a situação, concluí que seria mais vantajoso colocar minha mãe, que também é servidora pública, como titular do plano. No entanto, a representante informou que seria necessário pagar uma taxa de representatividade correspondente a uma mensalidade do ASSIST do titular e de todos os agregados, além de uma mensalidade do plano de saúde do titular e de todos os agregados, totalizando aproximadamente R$ 1.800,00 apenas em taxas.
Por considerar esse valor extremamente elevado, entrei novamente em contato com o atendimento via WhatsApp para confirmar a informação. Nesse momento, fui informada de que, caso a adesão fosse realizada diretamente na sede do ASSIST, não haveria cobrança de qualquer taxa de representatividade.
Com base nessa orientação, minha mãe, que é idosa, deslocou-se até a sede levando toda a documentação necessária. Para nossa surpresa, fomos informados no local de que a taxa de representatividade também seria cobrada.
Ou seja, minha mãe fez um deslocamento desnecessário, tivemos gastos com transporte por aplicativo e perdemos tempo por conta de uma informação incorreta fornecida pelo próprio atendimento do ASSIST. Além disso, continuamos sem conseguir aderir ao plano e permanecemos descobertos de assistência à saúde por causa da falta de informações claras e consistentes.
É inadmissível que cada canal de atendimento forneça uma informação diferente sobre um tema tão importante. Solicito esclarecimentos sobre qual é a regra correta e peço que sejam adotadas providências para evitar que outros futuros associados passem pelo mesmo transtorno.
Aguardo um posicionamento.
Compartilhe
Resposta da empresa
24/07/2026 às 08:45
Olá, Brenda! Tudo bem?
A ASSIST agradece o seu relato e a oportunidade de esclarecimento.
Conforme conversamos, informamos que a ASSIST, por ser uma associação, não realiza a cobrança de taxa de adesão quando a filiação é efetuada diretamente em nossa sede.
Analisamos os atendimentos relacionados ao seu caso e lamentamos qualquer desencontro de informações que possa ter ocorrido. Reforçamos o nosso compromisso em disponibilizar um atendimento cada vez mais claro, transparente e de excelência aos nossos associados.
Permanecemos à disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional e auxiliá-la no que for necessário.
Atenciosamente,
ASSIST Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do RJ