Aplicação Dupla Desnecessária da Vacina Pneumocócica em Bebê Resulta em Superdosagem e Reação Grave

Não respondida
São Paulo - SP
27/05/2026 às 15:15
ID: 249849789
Dia ***** fui até a UBS Parque Santo Antônio II, para realizar as vacinas de 2 meses da minha bebê. Porém a Pediatra solicitou que se possível déssemos a vacina Pneumocócica 20 na rede particular, pois a cepa que está atingindo bebês da idade da minha bebê só se encontra na pneumocócica 20 e não na pneumocócica 10 que é a fornecia pelo sus. Então no dia ***** administramos a pneumo 20 na rede particular e no dia 11/05 fomo a UBS parque santo Antônio dar as outras vacinasde 2 meses .Chegando na sala de vacinação apresentei a carteirinha de vacina da minha bebê e informei que ela já tinha recebido a vacina pneumocócica 20. Fui informada pelo wesley Tec/Aux enfermagemque eu teria que dar a vacina pneumocócica 10, mesmo ela já recebendo a pneumo 20. Eu questionei, pois se ela já recebeu a pneumo 20 que já contém todas as outras cepas pq ela teria que receber a pneumo 10? O mesmo me respondeu que as vacinas eram diferentes e que se eu quisesse dar as vacinas no SUS eu teria que dar a pneumo 10 conforme o esquema vacinal do SUS, ou eu não daria nenhuma outra vacina. Me senti desconfortável e falei para o mesmo que gostei de falar com a minha pediatra primeiro e, ele me disse que se eu não fizesse na quele dia todas as vacinas eu perderia o esquema vacinal da minha bebê. Ainda sim questionei ele falando que isso não tinha sentindo algum por 2 vezes e o mesmo se manteve irredutível e aplicou a pneumo 10 mesmo assim. Com tudo por conta desta segunda dose desnecessária minha filha teve uma super dosagem de vacinas e precisamos ir ao pronto socorro pois ela teve febre 38,5 mesmo com analgésico de horário prescrito pela pediatra. Pela súper dosagem da vacina tivemos uma reação mais forte doque a habitual. A pediatra do pronto socorro ficou incrédula com a história, e disse que nunca tinha visto ou ouvido uma situação como esta. Tivemos que ficar algumas horas no proto socorro para monitorar a febre da bebê. A pediatra informou que por sorte essa vacina é de vírus morto e não causaria danos maiores a penas a reação um pouco mais forte por conta das duas doses.Porém a mesma informou que se fosse uma vacina de vírus vivo minha filha poderia te contraído a doença da vacina aplicada, assim ofertando risco a vida da minha bebê. Peço que isso seja repassado para UBS pois isso foi uma erro gravíssimo. Os profissionais deve passar por reciclagem e serem orientado para melhor atender a população com segurança.