Falta de Transparência e Comunicação na Demissão da Diretora da Escola Montessori em Brasília

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Petrópolis - RJ

10/01/2026 às 09:53

ID: 237247437


Venho aqui tornar pública minha insatisfação com a maneira que a Escola Montessori, em Brasilia-DF vem tratando a comunidade escolar, já que não retornam meus e-mails e trancaram os comentários na página do Instagram. No último mês tomei conhecimento da demissão da diretora pedagógica da Instituição em que meu filho está matriculado informalmente em um grupo de pais. Na ocasião, início do período de férias, rematrícula efetivada, família viajando e impossibilitada de ir pessoalmente até a escola, encaminhei o primeiro e-mail em 15/12 para o canal oficial da escola, solicitando informações que até o momento segue sem qualquer retorno. Registro aqui que a Mantenedora - Associação Educacional Carmelitana Maria Montessori, principalmente na pessoa do diretor geral Frei Alberto, falharam na condução deste episódio, na demissão da diretora pedagógica sem transparência e sem humanidade, deixando as famílias amedrontadas e indignadas. Se fizeram isso com uma profissional que dedicou 25 anos a esse projeto, imagina como lidam com uma criança/família que como nós entrou recentemente? Não houve comunicação, não houve transição e não houve respeito pelas crianças ou pela memória institucional. Ontem tomei ciência pelo Instagram da nova diretora pedagógica, que caiu de pára-quedas durante as férias letivas e que sequer se desligou da antiga instituição, como consta em seu perfil pessoal do Instagram. E sem questionar a capacidade da profissional recém-chegada de uma escola tradicional e conteudista, em nenhum momento é mencionado o conhecimento na metodologia montessoriana. Como será a prática pedagógica e a manutenção da metodologia? Que garantia as famílias que renovaram a matrícula terão? Como estará o emocional dos professores e assistentes diante desse cenário? Lamento muitíssimo estar passando por isso e temo pela escola que encontraremos no próximo dia 26.

Compartilhe

Resposta da empresa

16/01/2026 às 16:36

Prezada Sra. Fernanda,

Agradecemos sua manifestação e compreendemos os anseios envolvidos. Mudanças em posições de liderança, especialmente em uma escola com história consolidada, naturalmente geram questionamentos.

Nesse sentido, informamos que, durante o período de recesso escolar e férias coletivas, os atendimentos ocorreram em regime diferenciado, o que pode ter impactado os prazos de retorno. Entretanto, não identificamos, até o momento, o recebimento de e-mails contendo questionamentos em nossos canais institucionais, apenas o pedido de renovação para este ano letivo. Assim, pedimos a gentileza de reenviar sua mensagem para que possamos dar o devido tratamento.

Ressaltamos que os canais institucionais seguem ativos e continuam sendo os meios adequados para atendimentos individuais.

Em relação à mudança na Direção Pedagógica, reiteramos que se trata de uma decisão administrativa e institucional, tomada com responsabilidade, critérios pedagógicos e dentro dos parâmetros legais. Por respeito às pessoas envolvidas, questões contratuais ou motivacionais não podem ser detalhadas publicamente. Esclarecemos, ainda, que não houve substituição da equipe pedagógica.

A equipe permanece atuante, formada por profissionais com longa trajetória na escola e profundo alinhamento com a metodologia Montessori, garantindo continuidade, estabilidade e coerência ao trabalho pedagógico desenvolvido.

Quanto à nova Diretora Pedagógica, informamos que sua chegada foi cuidadosamente planejada e previamente comunicada à comunidade escolar por meio de um comunicado interno. Pedimos a gentileza de confirmar o recebimento em seu e-mail cadastrado junto à instituição.

Em relação ao ingresso da nova Diretora Pedagógica, trata-se de uma profissional com mais de 30 anos de experiência na educação, com sólida atuação em gestão pedagógica, formação de professores e desenvolvimento institucional. Sua chegada não representa ruptura do projeto educacional, mas sim continuidade e fortalecimento, em diálogo com a metodologia Montessori, que permanece como base da prática pedagógica da escola.

A Escola Montessori não alterou sua proposta pedagógica, nem adotará práticas alheias aos princípios que sustentam sua identidade há mais de cinco décadas. A governança pedagógica, os processos formativos e o acompanhamento institucional asseguram a fidelidade ao método e o cuidado com o ambiente emocional dos educadores e dos alunos.

Reforçamos que o compromisso da escola é, e sempre foi, com o desenvolvimento integral das crianças, com a segurança emocional do ambiente escolar e com a construção de relações baseadas no respeito e na responsabilidade institucional. Seguimos à disposição para esclarecimentos individuais por meio dos canais oficiais da escola, certos de que o diálogo respeitoso e direto é o caminho mais adequado para tratar questões específicas.

Atenciosamente,
Escola Montessori

Consideração final do consumidor

18/01/2026 às 10:14

O primeiro e-mail enviado questionando a direção geral (*****) foi em 15/12/2025 às 16h04 (até o momento sem retorno) e há um equívoco, eu não enviei e-mail solicitando rematrícula. Mais uma vez, é lamentável a postura da escola e a maneira como vem tratando as famílias.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0