Problema com validade de produto e tentativa de cobrança adicional

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Itajubá - MG

17/06/2025 às 09:23

ID: 219852355

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Venho por meio desta registrar minha insatisfação e relatar um problema ocorrido com o pedido #*****, realizado na loja Atacado Suplemento.

No dia 15/06, realizei uma compra no site da Atacado Suplemento, incluindo diversos itens, entre eles um "100% Whey Protein Pote (900g) Max Titanium Sabor: Morango".

Após a compra, recebi uma mensagem do Sr. *****, representante da loja, informando sobre a validade de alguns produtos. Dois itens (Massa Nitro e Mass Gainer Turbo Refil) foram mencionados com validade próxima (11/10/2025 e 30/06/2025, respectivamente), e a loja informou que os preços já estavam promocionais devido a isso. Até aqui, nenhuma objeção.

O problema surgiu com o "100% Whey Protein Pote (900g) Max Titanium Sabor: Morango". A loja informou que o lote disponível para envio estava com validade para 20/06/2025 mas o mesmo estava anunciado com validade para 30/06/2025 mas a resposta da empresa é de "por prezarem a satisfação do cliente, retiraram o item do meu pedido". No entanto, a proposta para resolver a situação foi a substituição por um produto com maior prazo de validade (até 09/2025) mediante um acréscimo de R$15,00.

Minha contestação se baseia no fato de que, como consumidor, não devo arcar com custos adicionais por uma falha na disponibilidade do produto por parte da loja. O produto foi adquirido com base nas informações e no preço anunciados. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), tenho o direito de receber o produto conforme o que foi ofertado ou, na impossibilidade, ter meu dinheiro de volta sem custos adicionais.

Ao responder à loja, insisti que o item fosse enviado com a validade estendida (09/2025) sem qualquer custo adicional, ou que o reembolso total da compra fosse efetuado caso não pudessem cumprir a oferta original.

A resposta da loja foi a seguinte: "Bom diante disso, acredito que de comum acordo, estar realizando o cancelamento do pedido e estorno da sua compra será a opção mais viável entre as partes. Assim o senhor não ficará com o prejuízo financeiro e nós também não enfrentaremos problemas maiores."

Considero a postura da loja inadequada, pois tentaram me cobrar um valor adicional por um erro que não foi meu. A oferta de cancelamento total, embora seja uma saída, demonstra a incapacidade da empresa em honrar a oferta inicial e a falta de respeito com o consumidor ao tentar repassar um custo indevido. Uma vez que a loja se mostra incapaz de cumprir o que foi anunciado e tenta me fazer pagar por um erro deles, não pretendo realizar futuras compras com esta empresa.

Solicito que a Atacado Suplemento reveja sua política e cumpra com o que foi ofertado, ou que o cancelamento e estorno total sejam realizados de forma IMEDIATA e sem burocracia, conforme o CDC.

Aguardo uma solução justa para o caso.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/06/2025 às 10:46

Olá, Pietro.

Primeiramente, lamentamos sinceramente o transtorno que você enfrentou com o pedido ******* e agradecemos por compartilhar sua experiência, pois ela nos ajuda a identificar pontos que precisam ser aprimorados.

De fato, recebemos seu relato dia 17/06 e, prontamente, às 10h da manhã o estorno total da sua compra foi realizado. Notamos também que, logo após, você confiou novamente em nossa loja e efetuou uma nova compra, o que consideramos um sinal de que conseguimos atender de forma ágil e eficaz neste caso. Agradecemos imensamente por essa confiança.

Sobre o ocorrido, reconhecemos que houve uma falha na comunicação a respeito da validade exata de um dos itens ofertados. Nosso time já está revendo os processos internos para garantir que todas as informações estejam sempre *******% alinhadas entre anúncio e disponibilidade em estoque, evitando qualquer tipo de desconforto ou mal-entendido futuro.

Prezamos pela transparência e pelo respeito aos nossos clientes. Nossa missão é sempre entregar o que foi prometido ou, na impossibilidade, oferecer soluções justas e imediatas como foi feito neste caso, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

Seguiremos trabalhando para garantir uma experiência cada vez melhor a todos os nossos clientes, novos ou recorrentes. Estamos à disposição para o que precisar.

Atenciosamente,
Equipe Atacado Suplemento
Compromisso com sua satisfação sempre em primeiro lugar

Réplica do consumidor

18/06/2025 às 11:32

Agradeço o retorno e o reconhecimento da falha na comunicação, bem como a agilidade no estorno total da compra do pedido #*******. De fato, a rapidez no reembolso é um ponto positivo e demonstra o respeito ao Código de Defesa do Consumidor nesse quesito, o que me levou a realizar uma nova compra com vocês.

No entanto, é fundamental ressaltar que, apesar do estorno, a questão central da minha reclamação persiste e precisa ser abordada para que outros consumidores não passem pela mesma situação. A falha inicial não se limitou à comunicação, mas sim à tentativa de me cobrar um valor adicional (R$15,00) por um item que já havia sido adquirido, devido a um erro no anúncio ou na gestão de estoque da própria loja.

Além disso, a alternativa apresentada inicialmente de remover o item da minha compra sem o meu consentimento, caso eu não aceitasse o pagamento adicional, é uma postura que vai contra os princípios do CDC. O consumidor não deve ser penalizado ou ter sua compra alterada unilateralmente por falhas internas da empresa.

Reconheço o esforço em aprimorar os processos internos, mas é crucial que a empresa assuma integralmente seus deveres e responsabilidades dentro das leis de proteção e defesa do consumidor, garantindo que a oferta inicial seja cumprida ou que soluções justas sejam apresentadas sem ônus ou alterações indevidas para o cliente.

Espero que esta experiência sirva para um aprimoramento contínuo e que situações como essa não se repitam.

Réplica da empresa

19/06/2025 às 12:17

Bom dia Pietro!

Agradecemos sinceramente por ter retornado e por compartilhar sua experiência conosco com tanta clareza e respeito.

Ficamos contentes em saber que a agilidade no estorno contribuiu para manter sua confiança em nossa loja, ao ponto de realizar uma nova compra. Isso é muito importante para nós.

Compreendemos seus apontamentos e reforçamos que sua mensagem foi levada em consideração internamente, como parte do nosso compromisso com a melhoria contínua. Já estamos ajustando nossos processos para que situações como essa não se repitam, especialmente no que diz respeito à comunicação e à gestão de estoque.

Como forma de reconhecimento pela sua compreensão e pelo tempo dedicado em nos dar esse retorno, adicionamos um crédito especial em sua conta no nosso site. Esse crédito não possui prazo de validade e poderá ser utilizado como desconto em qualquer futura compra, quando quiser.

Mais uma vez, agradecemos o contato e a oportunidade de melhorar. Permanecemos à disposição sempre que precisar.

Atenciosamente,
Equipe Atacado Suplemento