Reclamação respondidaRespondida

Nome sujo

Banco do Brasil
Arauá - SE
28/06/2022 às 10:44
ID: 145472231
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

O banco do Brasil está comunicando MEUS DADOS com outros
bancos de forma negativa, o meu CADASTRO e TODAS AS OPERAÇÕES
de crédito estão sendo comunicadas com intuito de me prejudicar
e dificultar o meu acesso a novo crédito no mercado financeiro
perante outras instituições.
Preciso de ajuda, estou com dificuldades de conseguir novos
créditos, não tenho restrição no Serasa e SPC, mas estou com
restrição cadastral perante esta instituição ao qual mantive relação
de serviços bancários, o meu SCR do BACEN também precisa ser
corrigido.
Os NOMES das operações e VALORES destas restrições cadastrais,
meus DADOS PESSOAIS e DADOS DAS OPERAÇÕES que mantive com a
instituição NÃO me foram fornecidas, contrariando o disposto no Art.
43 1 do Código de defesa do consumidor.
Art. 43, 1 do CDC. Os cadastros e dados de consumidores devem
ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil
compreensão, não podendo conter informações negativas
referentes a período superior a cinco anos.
A comunicação destas restrições cadastrais por este banco aos
demais bancos, está me prejudicando e penalizando a tempo
superior de 5 anos conforme determina a lei.A penalização que estou sofrendo ultrapassa a máxima permitida
por lei, importante destacar que não estou no Serasa ou SPC, o que
está me dificultando o acesso a novos créditos é o fato deste banco
estar comunicando com outros bancos MEUS DADOS PESSOAIS e de
OPERAÇÕES REALIZADAS de forma negativa, com a finalidade de me
prejudicar, preciso de que isto seja esclarecido e que estas
comunicações parem de ocorrer.
A instituição está dificultando o meu acesso a novo crédito no
mercado financeiro em outros bancos e financeiras, contrariando o
disposto no artigo 43, 1, 2, 3, 4 e 5 do Código de Defesa do
Consumidor e Garantidos Também pelo artigo 5, X e XLVII, b, da
Constituição Federal, que versam respectivamente sobre a
dignidade da pessoa Humana e da proibição de penas perpétuas.
Conforme protocolo informado pelo SAC, o Banco e seu colaborador
não resolveram meu problema, não sei os valores e quais são as
operações porque não me informaram, desta forma, eu sou o único
prejudicado, importante dizer que se meu problema não for
solucionado desta vez pretendo representar judicialmente contra a
esta instituição financeira.
Observação: Não estou pedindo para que o Banco consulte meu
nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito, eu sei que não estou
inadimplente, desnecessário essa consulta, e também não estou
solicitando número ou contato de nenhuma Securitizadora de
crédito, MINHA SOLICITAÇÃO É PARA PARAREM DE COMUNICAR A
RESTRIÇÃO CADASTRAL INTERNA e RETIRAREM OS PREJUÍZOS DO SCR
BACEN que ultrapassa o máximo permitido por lei deste banco
central, e para que não seja mais divulgado meu nome e CPF
para outros Bancos de forma negativa.estou falando sobre
CPF diferente do cadastro !!!!

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Resposta da empresa

04/07/2022 às 09:39

Olá, Maria.

Espero que esteja tudo bem contigo e com sua família.

Os dados que iremos tratar aqui são de origem privada e como medida de segurança só damos informações para o titular da operação, por isso, pedimos que o titular entre em contato através de perfil próprio.

O que posso esclarecer é que o BB está apenas cumprindo a legislação vigente onde as instituições financeiras são obrigadas a informar ao Banco Central as operações que os clientes possuem. Sejam elas com seus pagamentos em dia, em atraso ou em prejuízo.

No seu relato você informa que as pendências não estão nos cadastros restritivos (SCPC, SERASA), mas constam nos cadastros que não possuem o caráter restritivo apenas informativo (cadastro positivo e SCR).

Os cadastros informativos não deveriam possuir aspecto restritivo, mas cada instituição financeira possui seus próprios critérios para definir suas políticas de crédito.

Por gentileza não esqueça de fazer a avaliação no site no Reclame Aqui selecionando Minhas Reclamações e depois Responder/Avaliar, pois a sua opinião é muito importante.

Se precisar de algo mais ou tiver alguma outra dúvida, fale conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento

Abbraço,

João do SAC BB

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