Cobrança indevida e constrangimento por consumo não reconhecido no frigobar do eSuites Transamerica Congonhas

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
26/01/2026 às 14:06
ID: 238842257
Relato de experiência eSuites Transamerica Congonhas
Durante minha hospedagem no eSuites Transamerica Congonhas, do dia 22/01/2026 ao dia 25/01/2026, vivemos, eu e eu marido, uma situação extremamente desagradável e constrangedora, decorrente da evidente falta de controle do hotel sobre o consumo de frigobar.
No momento do check-out, fomos surpreendidos com a cobrança de R$ 51,00, referente, segundo a atendente, ao consumo de duas águas e dois refrigerantes. Esclarecemos imediatamente que não reconhecíamos esse consumo, pois consumimos apenas um refrigerante (uma lata de Coca-Cola). Após discussão no balcão, assinei o estorno dos itens que não consumimos e pagamos R$ 14,00, valor correspondente ao único refrigerante efetivamente consumido.
A situação já teria sido suficientemente desconfortável se tivesse se encerrado ali. No entanto, ao chegarmos em casa, recebemos uma mensagem via WhatsApp de uma funcionária do hotel, informando a existência de um valor pendente de R$ 15,00, referente ao suposto consumo de uma castanha do frigobar, e solicitando o pagamento.
Cabe destacar que não reconhecemos, em hipótese alguma, o consumo desse item. Durante a hospedagem, ficamos inicialmente no quarto *****, do dia 22 até a noite do dia 24, quando fomos transferidos para o quarto *****, exclusivamente para dormir, em razão de problemas no ar-condicionado do quarto original. Não foi esclarecido se essa suposta cobrança estaria sendo atribuída ao quarto ***** ou ao *****, o que apenas reforça a desorganização do controle interno do hotel.
Após nossa contestação, a atendente informou que a cobrança da castanha seria desconsiderada. Essa postura, no entanto, não resolve o problema. O erro não foi identificado, apenas anulado. Isso deixa implícita, inclusive, a suspeita de má-fé por parte do hóspede, o que considero extremamente inadequado.
Itens de frigobar não simplesmente desaparecem: ou foram consumidos, ou nunca estiveram no quarto. Enquanto não houver atribuição de responsabilidade a quem comete o equívoco seja por falha de conferência, registro ou procedimento esse tipo de situação continuará ocorrendo, sempre às custas do constrangimento do hóspede.
Ressalto que o valor cobrado não é a principal questão. O maior dano foi o desgaste emocional, o constrangimento, a sensação de desrespeito, a perda de tempo, sendo obrigada a justificar reiteradamente algo que não fizemos, inclusive após já ter encerrado nossa estadia.
Lamentamos profundamente a falta de profissionalismo e de controle demonstrada pelo hotel. Essa experiência compromete seriamente a confiança no serviço prestado e deixa claro que há falhas graves nos procedimentos internos relacionados ao frigobar e ao atendimento ao hóspede.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
05/03/2026 às 19:40
xx
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
3