***** apresenta falha no freio eletrônico e Fiat se recusa a cobrir

Respondida
Ribeirão Preto - SP
11/05/2026 às 14:56
ID: 248313447
Tenho um *****, com apenas 24 mil km, e recentemente começou a apresentar falha no freio de estacionamento eletrônico, acendendo alerta no painel.
Levei o veículo à concessionária ***** de Ribeirão Preto e a resposta foi a mais conveniente possível: não é garantia porque apresenta sinais de dano.
É impressionante como, para absolutamente qualquer problema, sempre existe uma justificativa técnica pronta para excluir a responsabilidade da montadora. Parece simples demais colocar qualquer situação como mau uso, dano externo ou avaria e encerrar o assunto.
O consumidor fica completamente sem defesa, porque a concessionária e a fabricante sempre têm uma explicação técnica conveniente para dizer que nunca estão erradas. Na prática, a garantia acaba virando algo extremamente relativo: serve enquanto não aparece um problema real.
Estamos falando de um veículo 2025, com baixa quilometragem, apresentando defeito em um componente eletrônico ligado diretamente à segurança do veículo. Não houve colisão, mau uso ou qualquer situação extraordinária que justificasse esse problema.
O mais revoltante é que o diagnóstico é simplesmente interruptor avariado, mas a responsabilidade automaticamente deixa de ser da fabricante sem qualquer transparência técnica adequada, laudo conclusivo detalhado ou demonstração objetiva do que teria causado o suposto dano.
É muito confortável transferir toda a responsabilidade para o cliente e encerrar o caso dessa forma.
Sinceramente, eu esperava um pós-venda muito mais sério da Fiat. Porque vender o carro é fácil. Difícil é assumir responsabilidade quando um veículo praticamente novo começa a apresentar defeitos.
Compartilhe
Resposta da empresa
13/05/2026 às 15:45
Estamos em tratativa para a solu uevo do inconveniente