Autoescola Alfa não deu andamento em desistência e perdi minha CNH já aprovada

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

21/03/2026 às 10:22

ID: 243914909

Venho por meio desta registrar minha insatisfação com a Autoescola Alfa, pois fui extremamente prejudicada pela falta de responsabilidade e demora no atendimento.
Durante meu processo de primeira habilitação (categoria AB), solicitei formalmente a desistência da categoria A (moto), dentro do prazo do processo. No entanto, a autoescola não deu andamento ao meu pedido, mesmo após diversas solicitações ao longo do tempo.
Estou há quase 2 anos sendo enrolada, sempre pedindo retorno, contato com o Detran e resolução do meu caso, mas nunca tive uma solução efetiva.
Como consequência direta dessa negligência, meu processo venceu junto ao Detran.SP, e eu acabei perdendo inclusive a aprovação que já tinha conquistado na categoria B (carro).
Ressalto que tenho como comprovar que solicitei a desistência da categoria A dentro do prazo, ou seja, o erro não foi meu, mas sim da autoescola que não cumpriu com sua obrigação.
Diante disso, solicito:
Esclarecimento formal sobre o que foi feito (ou deixado de fazer) no meu processo
Ressarcimento dos valores pagos, considerando o prejuízo causado
Posicionamento sobre como a empresa pretende reparar o dano causado
Caso não haja retorno ou solução, irei buscar meus direitos junto ao Procon e ao Juizado Especial Cível.
Aguardo retorno com urgência.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/03/2026 às 19:05

Prezada Sra.,

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecermos os pontos mencionados em sua manifestação.

Após análise detalhada de seu prontuário, informamos que todos os serviços contratados junto à Auto Escola Alfa foram devidamente prestados, dentro das atribuições que competem à empresa.

No que se refere à solicitação de desistência da categoria A, esclarecemos que a Auto Escola realizou a devida abertura e encaminhamento do pedido ao órgão competente, o DETRAN/SP, ainda no ano de 2024, dentro do período de validade do seu processo administrativo.

Cumpre destacar que, a partir do momento em que a solicitação é formalmente protocolada e enviada, a responsabilidade pela análise, processamento e conclusão do serviço passa a ser exclusivamente do órgão de trânsito, não cabendo à Auto Escola qualquer ingerência sobre prazos ou deliberações posteriores.

Ressaltamos ainda que todas as taxas envolvidas no processo, incluindo a taxa de emissão, foram devidamente quitadas pela Sra. e integralmente repassadas ao DETRAN/SP, não havendo qualquer retenção de valores por parte desta empresa.

Dessa forma, informamos que a Auto Escola Alfa cumpriu integralmente com suas obrigações contratuais, não sendo responsável por eventuais prazos, decisões administrativas ou vencimento do processo junto ao órgão público.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e orientações quanto aos próximos passos que poderão ser adotados diretamente junto ao DETRAN/SP.

Atenciosamente,
Auto Escola Alfa