Múltiplos diagnósticos e cobranças sem solução para ar-condicionado de carro na Renault

Não respondida
Campos dos Goytacazes - RJ
28/04/2026 às 16:08
ID: 246357405
Venho registrar minha total insatisfação com a concessionária Renault, porque o que aconteceu comigo já ultrapassou qualquer margem de erro aceitável e se tornou um caso claro de descaso, falha técnica, falta de organização e prejuízo ao consumidor.
No dia 12/03, levei meu carro à concessionária informando que o ar-condicionado não estava gelando, apenas um dia após a troca do compressor, realizada fora da concessionária. Inicialmente, fui informada de que o sistema estava sem gás.
No dia 13/03, recebi o primeiro diagnóstico: o problema seria no condensador, que estaria entupido. Foi então cobrado o valor de R$ 1.473,60 pela peça/serviço, além de R$ 360,00 pela injeção de gás. Também me foi oferecida uma limpeza completa do sistema, incluindo caixa evaporadora e higienização, no valor de R$ 489,00, que foi autorizada e paga via PIX na mesma data.
Após 10 dias úteis aguardando a peça, no dia 25/03 foi realizada a troca do condensador. Porém, para minha surpresa e revolta, já no dia seguinte, 26/03, o ar-condicionado continuava exatamente do mesmo jeito: sem gelar. Ou seja, o diagnóstico inicial não resolveu absolutamente nada, apesar do alto valor cobrado.
Retornei novamente à concessionária e, dessa vez, fui informada de que existia mais um vazamento, agora na caixa evaporadora. Foi apresentado um novo orçamento, em torno de R$ 3.700,00, sendo aproximadamente R$ 1.900,00 apenas da peça. Mesmo diante desse novo valor extremamente alto, autorizei o serviço, que foi realizado entre os dias 30/03 e 01/04, com pagamento efetuado.
Novamente, no dia seguinte, 02/04, o ar-condicionado continuava sem funcionar.
Ou seja: mais uma peça trocada, mais um valor elevado pago, e o defeito inicial permaneceu exatamente o mesmo.
No dia 06/04, precisei retornar outra vez e deixei o carro para nova análise. Foi então identificado outro problema: vazamento no tubo de baixa pressão do compressor. Fui informada de um prazo de 7 dias úteis e de que esse serviço seria feito como cortesia, o que por si só já evidencia que havia falhas anteriores no atendimento e no diagnóstico.
Para piorar uma situação que já era absurda, ao buscar o carro no dia 08/04, fui informada posteriormente de que o compressor havia ficado na concessionária. Isso demonstra uma desorganização inadmissível no controle das peças e no andamento do serviço. Estamos falando de um item importante do veículo, e simplesmente ele ficou retido no local sem qualquer cuidado ou comunicação adequada.
No dia 16/04, entrei em contato novamente para saber sobre a peça e fui informada de que ela estava em BO na fábrica, sem qualquer prazo concreto ou previsão real de solução. No dia seguinte, 17/04, recebi ainda uma pesquisa de satisfação solicitando nota máxima, o que considero um verdadeiro desrespeito diante de todo o transtorno, dos gastos já realizados e da completa falta de resolução do problema.
Além disso, solicitei mais de uma vez as notas fiscais dos serviços prestados e, quando finalmente obtive retorno, elas foram enviadas com valores incorretos e serviços divergentes. Solicitei o detalhamento das cobranças realizadas, porém, ainda assim, não souberam esclarecer como os valores constantes nas notas fiscais foram apurados.
Até o presente momento, o cenário é o seguinte: diversas peças foram trocadas, valores altíssimos foram pagos, houve múltiplos diagnósticos sucessivos, e o problema inicial continua exatamente o mesmo: o ar-condicionado do meu carro não funciona.
Meu carro é ferramenta de trabalho. Eu dependo dele diariamente para me deslocar para outra cidade, e estou sendo diretamente prejudicada por essa sucessão de falhas. Já precisei trabalhar em condições extremamente desconfortáveis, enfrentando calor excessivo, sem poder sequer abrir os vidros por conta da poeira do local onde atuo. O prejuízo aqui não é apenas financeiro, mas também pessoal, profissional e físico.
O mais grave é que, além da ausência de solução, os valores cobrados pela concessionária estão muito acima da média do mercado para serviços equivalentes, especialmente considerando que não houve reparo efetivo. A sensação é de que houve uma sequência de diagnósticos falhos, troca de peças sem assertividade e cobranças excessivas, sem qualquer compromisso real com a solução do problema. Pagar caro em concessionária deveria significar mais segurança, mais precisão técnica e mais responsabilidade. No meu caso, significou exatamente o contrário.
Diante de tudo isso, fica evidente a existência de falha grave na prestação do serviço, com sucessivos erros de diagnóstico, demora excessiva, desorganização interna, retenção indevida de peça, omissão no envio de notas fiscais e cobrança de valores extremamente elevados sem solução definitiva.
Se a Renault pretende preservar sua imagem e o mínimo de confiança do consumidor, precisa tratar esse caso com a seriedade que ele exige. Até agora, o que recebi foi apenas transtorno, cobrança, demora e um problema que continua sem solução.