Descaso total da AutoOriente e Nissan: Carro com defeito, promessas não cumpridas e silêncio absoluto.

Em réplica
Recife - PE
18/05/2026 às 16:55
ID: 248991779
Descaso total da AutoOriente e Nissan: Carro com defeito, promessas não cumpridas e silêncio absoluto.
Comprei um Nissan Versa 2018 na concessionária AutoOriente, em Recife, em outubro de 2025, efetuando o pagamento à vista no valor de R$ 60.000,00. Acreditei estar fazendo um negócio seguro por se tratar de uma concessionária de renome, mas a experiência tem sido um pesadelo.
Apenas duas semanas após a compra, o carro apresentou problemas no sensor de temperatura. Fui encaminhado a uma oficina parceira onde, por três vezes, trocaram a mesma peça e o problema persistiu. Nesse processo, tive prejuízos financeiros com deslocamento e alimentação, além de perda de dias de trabalho.
Diante da incompetência da oficina parceira, exigi que o carro fosse levado à oficina própria da AutoOriente. Lá, o problema foi finalmente identificado em janeiro de 2026, e a peça foi solicitada. Passaram-se três meses sem qualquer solução, a ponto de a própria loja me orientar a abrir uma reclamação para que a Nissan tomasse providências.
A Nissan assumiu o caso e me deu a previsão de entrega da peça para o dia 24/04/2026. No entanto, a data passou e agora enfrento o "silêncio total". Nem a Nissan, nem a AutoOriente e nem a oficina me dão qualquer atualização.
Estou com um carro de 60 mil reais que não posso usar para viagens, com medo constante de que o motor superaqueça e funda, causando um prejuízo ainda maior. É inadmissível que um cliente que pagou à vista seja tratado com tamanho descaso e falta de profissionalismo.
Exijo uma solução imediata: a instalação da peça ou a substituição do veículo. Não aceitarei mais promessas vazias.
OBS: O AR CONDICIONADO TAMBEM PAROU LOGO APOS OS 3 MESES DA GARANTIA DA LOJA.
PROTOCOLO DA NISSAN *****
PEDIDO *****
OV NISSAN *****
Compartilhe
Resposta da empresa
21/05/2026 às 16:44
Olá, Elenilson. Lamentamos sinceramente pelos transtornos enfrentados e agradecemos pela sua paciência durante o acompanhamento do caso. Informamos que a peça necessária para o reparo do veículo já chegou à concessionária e passou pelo processo de conferência para validação. O atendimento para instalação já está agendado para a próxima terça-feira, dia 26/05. Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e acompanharemos o caso até a conclusão do serviço.
Atenciosamente,
Auto Oriente Nissan
Réplica do consumidor
28/05/2026 às 09:31
Gostaria de atualizar o status desta reclamação. De fato, o problema do sensor de temperatura foi solucionado hoje, porém, somente após 6 meses de idas e vindas e após a exposição pública deste canal. Infelizmente, essa demora e a ineficiência do pós-venda da Auto Oriente Nissan me deixaram inseguro em relatar outras falhas menores anteriormente.
Ocorre que, no momento do reparo do sensor, foi diagnosticado outro defeito grave: um furo no núcleo do ar-condicionado. Ao solicitar a garantia, a empresa se recusou a realizar o reparo, alegando que o prazo de 90 dias já teria expirado.
É inadmissível que a concessionária ignore o conceito de VÍCIO OCULTO (Art. 26, 3 do CDC). Um furo no núcleo do ar-condicionado não é um desgaste natural, nem um defeito aparente, mas sim um vício oculto que se manifestou agora. Como o defeito foi constatado hoje pelos próprios técnicos da loja, o prazo legal de garantia para esse item inicia-se agora.
Já enviei a Notificação Extrajudicial via e-mail e WhatsApp detalhando a fundamentação jurídica. Espero que a empresa mantenha a postura de resolução que teve com o sensor e realize o reparo do ar-condicionado sem custos, evitando que este caso seja levado ao PROCON e ao Juizado Especial Cível por danos materiais e morais.
Réplica do consumidor
10/06/2026 às 21:23
Informo publicamente que enviei Notificação Extrajudicial para a concessionária e para a montadora, e AMBAS ignoraram o documento. O descaso é total. Acabo de registrar a denúncia no Consumidor.gov.br. O vício oculto continua sem solução e a empresa continua fugindo da lei.
Exijo o reparo imediato e gratuito do sistema de ar-condicionado (substituição do núcleo e carga de gás), sem custos para o consumidor, em respeito à Garantia Legal de Vício Oculto.
O defeito em questão (furo no núcleo) não é desgaste natural, mas vício interno não detectável no ato da compra. A recusa no reparo e o silêncio diante da notificação configuram prática abusiva e violação dos direitos básicos do consumidor