Kit de embreagem e colar de embreagem com defeito, gerando transtornos e burocracia na garantia.

Respondida
Caucaia - CE
23/06/2026 às 15:15
ID: 252157053
No dia 10/06/*******, comprei um kit de embreagem e um colar de embreagem para um Renault Kwid na Autopeças Padre Cícero da Granja Lisboa, em Fortaleza/CE.
Após a instalação das peças por um mecânico experiente, o veículo passou a apresentar problemas imediatamente. Ao sair da oficina, começou a fazer um forte barulho ao engatar a marcha ré e outros ruídos durante o funcionamento. Como o problema persistiu, foi necessário retornar à oficina e desmontar novamente todo o conjunto, gerando mais gastos, perda de tempo e transtornos.
No dia 22/06/*******, procuramos a solução junto à Padre Cícero. Na unidade da Granja Lisboa fomos informados de que a garantia deveria ser tratada na unidade do Henrique Jorge. Ao chegar lá, enfrentamos um processo extremamente burocrático, com diversos formulários, informações de quilometragem e termos que precisaram ser preenchidos para que a peça pudesse ser analisada.
O kit de embreagem foi substituído, mas o colar de embreagem da marca LUK foi encaminhado para análise do fabricante, com prazo de até 30 dias úteis, podendo ainda ser prorrogado.
O veículo, porém, é utilizado como instrumento de trabalho e não poderia permanecer parado aguardando uma resposta. Por esse motivo, fomos obrigados a comprar outro colar de embreagem, desta vez de outro fabricante. Foi uma decisão nossa, pois perdemos a confiança na peça que apresentou problemas logo após a instalação.
Após a troca, o resultado foi completamente diferente: os ruídos desapareceram e o veículo voltou a funcionar normalmente.
O que mais me causou indignação foi a forma como o processo de garantia é conduzido. Na prática, o consumidor é obrigado a aceitar termos para que sua solicitação seja analisada. Entre eles, existe uma cláusula prevendo que, caso o fabricante alegue mau uso, o consumidor deverá arcar com os custos de reenvio da peça.
Mas como pode haver mau uso em uma peça instalada por um mecânico experiente e que apresentou defeito logo após a instalação? O consumidor não acompanha a análise técnica e fica totalmente dependente da conclusão apresentada pelo fabricante, o que gera insegurança e falta de transparência.
Outro ponto importante é a falta de informação ao consumidor no momento da compra. Em nenhum momento fomos orientados sobre como funciona o processo de garantia em situações como essa, especialmente quando a compra é realizada no cartão de débito. Somente quando precisávamos acionar a garantia fomos informados sobre limitações relacionadas ao estorno e ao ressarcimento quando o produto precisa ser enviado para análise.
Nem todos os consumidores possuem conhecimento sobre procedimentos bancários, garantias e formas de ressarcimento. Informações que podem impactar diretamente o cliente deveriam ser apresentadas de forma clara e transparente no momento da compra, permitindo uma decisão mais consciente.
Também registro minha insatisfação com o atendimento recebido na unidade da Granja Lisboa. O vendedor que nos atendeu foi grosseiro e demonstrou pouca disposição em auxiliar na resolução de um problema que deixou um veículo de trabalho parado. Em um momento em que o cliente busca orientação e suporte, esperava um atendimento mais respeitoso, profissional e comprometido em ajudar a encontrar uma solução. Na unidade do Henrique Jorge, o gerente foi atencioso e ajudou a encaminhar a situação, mas isso não apaga todo o desgaste enfrentado.
Neste momento, sigo aguardando a conclusão da análise da peça e uma posição definitiva da Autopeças Padre Cícero e do fabricante. Espero uma solução rápida, transparente e justa diante de todos os transtornos causados.
(Observação sobre as fotos anexadas: a peça identificada na caixa azul corresponde ao colar de embreagem adquirido posteriormente, de outro fornecedor, e que solucionou os problemas apresentados pelo veículo. Já a peça que aparece fora da caixa, em minha mão, é o colar de embreagem da marca LUK que foi removido do veículo e encaminhado para avaliação de garantia junto ao fabricante.)
Compartilhe
Resposta da empresa
30/06/2026 às 09:05
Prezada Izabele, Bom Dia .
Lamentamos sinceramente todo o transtorno e os inconvenientes enfrentados durante essa situação. Entendemos sua insatisfação e agradecemos por compartilhar seu relato de forma detalhada.
Informamos que todas as suas observações, incluindo os apontamentos sobre o atendimento e o processo de garantia, serão encaminhadas aos responsáveis para conhecimento e avaliação, visando a melhoria contínua dos nossos serviços.
Em relação às peças, esclarecemos que a garantia que permitia substituição imediata foi realizada. Já o colar de embreagem, por se tratar de um item que exige análise técnica do fabricante, segue em processo de avaliação, conforme o procedimento previsto para esse tipo de ocorrência.
Reforçamos que já solicitamos prioridade na conclusão dessa análise e estamos acompanhando o processo para que o retorno ocorra no menor prazo possível.
Permanecemos à disposição e agradecemos pela compreensão.
Atenciosamente Auto Peças Padre Cicero