Venda precária de passagem na rodoviária de Açailândia

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Luís - MA

30/06/2025 às 13:07

ID: 220885315



Reclamação: Reclamação: Falta de estrutura e desrespeito ao consumidor na venda de passagens Rodoviária de Açailândia / Empresa Progresso

Venho expressar minha insatisfação e indignação com as recorrentes dificuldades enfrentadas na compra de passagens da empresa Progresso, no guichê localizado na rodoviária de Açailândia (MA).

O sistema de atendimento está em condições completamente precárias:
O computador é antigo, demorando até 28 minutos para reiniciar;
O processo de venda frequentemente precisa ser feito duas vezes, pois o sistema falha ou trava;
A maquininha de cartão raramente funciona, obrigando o passageiro a pagar via PIX, muitas vezes sem receber sequer um comprovante adequado.

Esse tipo de conduta fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990), que garante ao cliente:
Art. 6, incisos III e IV o direito à informação adequada e à proteção contra práticas abusivas;
Art. 20 a prestação de serviço deve ser adequada, eficiente e segura;
Art. 22 os fornecedores de serviços públicos ou essenciais são obrigados a fornecê-los de forma contínua e eficaz.

Além disso, ressalto que pessoas idosas, que são grande parte dos usuários do transporte rodoviário, são diretamente prejudicadas com esse atendimento ineficiente e tecnologia ultrapassada, o que caracteriza violação ao Estatuto do Idoso (Lei n 10.741/2003), em especial:
Art. 3 que garante o direito à dignidade, ao respeito e à segurança;
Art. 10 que proíbe qualquer forma de negligência ou desrespeito à pessoa idosa;
Art. 9 que assegura prioridade no atendimento e acesso aos serviços.

É inadmissível que uma empresa da área de transporte, essencial à mobilidade de tantas pessoas, mantenha um sistema tão ultrapassado sem nenhuma manutenção ou modernização visível. Isso compromete a segurança, a dignidade e o direito básico de ir e vir.

Acredito que o mínimo de dignidade seria :

1.Substituição urgente dos equipamentos utilizados no atendimento ao público;
2.Manutenção preventiva e corretiva do sistema de vendas;
3.Funcionamento regular da maquininha de cartão, garantindo ao cliente liberdade de escolha no meio de pagamento;
4.Adoção de protocolos de acessibilidade e prioridade para idosos, como exige a legislação.

Compartilhe

Resposta da empresa

30/06/2025 às 13:52

Boa tarde,
Olá, ELIAS CASTELO,

Em relação à sua manifestação, afirmamos que seu relato será repassado para o setor responsável, portanto pedimos que verifique seu e-mail ou telefone cadastrado nesse canal de atendimento. Daqui em diante as tratativas serão realizadas por esses meios.

Solicitamos também que não avalie sua reclamação, dando uma nota, até que esta questão seja resolvida, pois ao avaliar você encerra sua reclamação aqui no nosso site reclame Aqui

Estamos nos dedicando para melhorar os nossos serviços. Conte sempre conosco.

Equipe SAC
Serviço de Atendimento ao Consumidor
******* ******* *******
*******

Réplica do consumidor

30/07/2025 às 16:08

NUNCA ME FOI DADO UM RETORNO, PESSOAS CONTINUAM PASSANDO POR DESCASO AO COMPRAR PASSAGEM NESTE LOCAL E O ATENDENTE COITADO PASSA VERGONHA , MAQUINARIO ANTIGO COMO DISSE , COMPUTADOR NUNCA FUNCIONA E A MAQUININHA DE CREDITO SEMPRE NAO PRESTA.