Autoescola enrolada com marcação de aulas e provas, resultando em atrasos significativos para a obtenção da CNH.

Respondida
Maricá - RJ
25/05/2026 às 10:57
ID: 249583665
Pior escolha que fiz foi me inscrever nessa autoescola! A sede de Maricá é extremamente enrolada, as atendentes enroladas, não entendem o que você fala mesmo explicando detalhadamente varias vezes como se fosse para uma criança. Enrolaram pra marcar minhas aulas teóricas, não cancelaram uma aula teórica que eu pedi com 24h de antecedência (sendo que se eles não funcionam domingo, não temos culpa pois foi pedido com as 24h, independente) e ainda iam me cobrar por ela (felizmente com a resolução da cnh eu nao precisei pagar). Quando me inscrevi foi para poder fazer as aulas da noite por conta do trabalho e com a nova resolução não tinha mais instrutor que desse aulas a noite e tudo bem, me virei para conseguir fazer entre meu horario de trabalho, mas enrolaram muito pra agendar as aulas praticas também e agora tem quase 1 mês que terminei minhas aulas e to esperando marcarem a prova e NADA! Um colega de trabalho meu que faz em outra escola terminou as aulas dele e a prova foi marcada na mesma semana enquanto eu to há 1 mes sem poder dirigir porque a prova não é marcada nunca! PIOR ERRO QUE COMETI, paguei carissimo em 2025 e se fosse de graça ainda tava caro
Compartilhe
Resposta da empresa
23/06/2026 às 08:12
Olá,.
Lamentamos que sua experiência não tenha correspondido às suas expectativas e agradecemos por compartilhar sua percepção.
Gostaríamos apenas de esclarecer alguns pontos importantes. Em relação aos agendamentos, especialmente após a entrada em vigor da nova regulamentação do processo de habilitação, houve diversas alterações operacionais por parte do DETRAN e do sistema CNH do Brasil, o que impactou diretamente a disponibilidade de instrutores, horários e procedimentos de agendamento em todas as autoescolas do estado.
Sobre o exame prático, é importante informar que a marcação não é realizada livremente pela autoescola. Os agendamentos dependem exclusivamente da liberação de vagas e cotas disponibilizadas pelo DETRAN-RJ. Infelizmente, concluir as aulas práticas não significa que a prova será marcada imediatamente, pois a disponibilidade varia de acordo com a quantidade de vagas liberadas para cada região e período.
Entendemos sua comparação com alunos de outros CFCs, porém cada unidade recebe cotas distintas, em datas diferentes, o que impossibilita qualquer comparação direta entre processos.
Quanto ao cancelamento das aulas teóricas e demais atendimentos mencionados, lamentamos qualquer falha de comunicação que possa ter gerado insatisfação. Nosso objetivo sempre foi prestar o suporte necessário dentro das regras operacionais vigentes à época.
Temos mais de 50 anos de atuação no mercado de formação de condutores e continuamos trabalhando diariamente para que nossos alunos concluam seus processos da forma mais rápida e segura possível, sempre respeitando os procedimentos determinados pelos órgãos competentes.
Sua prova será agendada tão logo haja disponibilidade de vaga junto ao DETRAN, e nossa equipe permanecerá acompanhando seu processo.
Atenciosamente,
Equipe Kalu Brasil Auto Escola