Condomínio sem segurança, sem gestão e sem transparência Avança Síndicos Profissionais

Não respondida
Santos - SP
11/02/2026 às 13:52
ID: 240451715
Registro minha indignação com a atuação da Avança Síndicos Profissionais, na pessoa do síndico *****, responsável pelo condomínio Conquista Cotia.
Na eleição, foi informado que haveria 3 visitas semanais presenciais, das 14h às 17h, além de retorno em até 48h via WhatsApp.
Na prática, ocorre 1 visita por semana em horários aleatórios e já houve período de 19 dias sem comparecimento, sem qualquer aviso aos moradores.
O contato com o síndico é extremamente difícil. Quando precisamos falar com ele, quem responde é sempre uma secretária que leva e traz recados. E quando raramente conseguimos falar pessoalmente, as respostas são sempre as mesmas: estamos vendo, estamos analisando, vamos avaliar a melhor solução. Tudo sempre no futuro. Nunca no presente.
A gestão já dura mais de 1 ano, e os problemas seguem sem solução, sendo constantemente atribuídos ao síndico anterior.
O condomínio hoje apresenta falhas graves de gestão e segurança:
Catraca instalada há 1 ano, no valor aproximado de R$ 16.000,00, e até hoje sem funcionar, sem qualquer controle de identificação de pessoas
Reforma da portaria que resultou em portões que permanecem abertos 24h por inviabilidade de uso
Foi aprovado em votação o fechamento dos portões entre 22h e 06h, o que não é cumprido
Portaria inacabada e sem câmeras para controle de entrada e saída
Portas de blocos danificadas ou retiradas há meses, sem reposição
Ausência total de controle de acesso de visitantes
Piscina funcionando como clube aberto, sem fiscalização adequada
Limpeza e manutenção sem rotina eficaz
Lâmpadas das áreas comuns e entradas dos blocos queimadas há meses; chegou-se a cogitar retirar o poste do chão para realizar a troca
Além disso, foi contratado um sistema de controle de pessoas extremamente ineficaz, com uma das piores avaliações quando baixamos o aplicativo, agravando ainda mais a insegurança.
Sempre que questionado, o síndico transfere a responsabilidade para terceiros.
Na parte financeira:
Após a individualização da água, há cerca de 5 meses os valores vêm praticamente o dobro do habitual
Moradores com apartamentos fechados, que pagariam a taxa mínima da Sabesp (cerca de R$ 38), estão pagando em torno de R$ 120 no boleto do condomínio
A diferença ultrapassa R$ 20.000,00 em um único mês, e a resposta é que será esclarecido futuramente na prestação de contas
Os gastos do condomínio superam os recebimentos, sem transparência clara aos moradores
Empresas de manutenção são pagas mensalmente, comparecem apenas quando há problema e ainda geram cobranças extras por serviços.
A sensação dos moradores é de abandono, insegurança e ausência total de gestão profissional.
A Avança Síndicos Profissionais vende profissionalismo, mas a realidade vivida é de omissão, desorganização e falta de responsabilidade administrativa.
Diante de todo o exposto, solicitamos que o síndico renuncie ao cargo, para que possamos eleger um profissional realmente comprometido e que devolva ao condomínio aquilo que já tivemos: segurança, ordem, limpeza e fiscalização efetiva.
Aguardamos posicionamento formal e providências imediatas.