Idosa de 74 anos sofre constrangimento e recusa de atendimento em laboratório devido à guia de exame considerada 'errada'.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

10/01/2026 às 13:43

ID: 237266353

Minha mãe, com 74 anos de idade, esteve hoje por volta de 12h00 no laboratório AVANTE, localizado no Tatuapé para realizar um exame bem específico para as dores e formigamento que vem sentindo no braço. Duas funcionárias atenderam ela (não sei se posso chamar de funcionárias, porque pelo atendimento acredito que não saibam o significado desse nome). Disseram que a guia estava errada e antes mesmo disso, durante a semana, entramos em contato com a NOTREDAME - responsável pela guia - para certificação e comprovação da mesma estar correta, e nos informaram que estava tudo certo. Acontece que além de recusarem o atendimento, as atendentes ISABELA E DAYANE, em um modo mais exagerado a Srta. DAYANE, ficaram com atitudes vexatórias, debochando e com um desrespeito absurdo e inaceitável.
Para conhecimento de todos, Existe uma LEI que é a "Lei do Idoso" o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei n 10.741/2003), que regula os direitos de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil, garantindo prioridade absoluta na proteção e efetivação de direitos. Uma das violações que regulamenta essa Lei é o CONSTRANGIMENTO ao idoso que é uma forma de violência psicológica, abrangendo humilhação, menosprezo, tratamento com desprezo, exposição a situações vexatórias, visando causar sofrimento emocional, medo e angústia, e é protegida pelo Estatuto do Idoso como [Editado pelo Reclame Aqui].
As atendentes foram extremamente sem educação e acredito não ser essa a conduta de um local para atendimento ao público. Nem posso dizer que é falta de treinamento, porque educação é algo que trazemos de casa e não aprendemos de outra forma isso.
Entraremos com um BOLETIM DE OCORRÊNCIA, faremos uma reclamação ainda em outros órgão responsáveis.
A não realização do exame implica no mínimo entre os responsáveis se conversarem (laboratório e convênio) ou então que no mínimo se coloquem no lugar da pessoa que está lá, que se deslocou até o lugar, que poderia ser a mãe ou a avó de vocês, e saibam direcionar para o caminho certo. E que vocês consigam conversar entre si para definirem um padrão de guia correta e de um bom atendimento a ser prestado. Porque quem fez a guia afirma que o exame será realizado e quem recebe não!
Enfim, além de idosa, minha mãe tem algumas comorbidades consideráveis que desestabilizou ela no dia de hoje, como pressão alta, diabetes e uma arritmia leve. Ficou extremamente nervosa e precisou esperar alguns minutos do lado de fora até retomar suas funções vitais normais.
Um absurdo alguém que já não está bem ir fazer um exame atrás de um diagnóstico, sair de lá sem fazer o exame e pior do que entrou.
Vocês precisam selecionar melhor os funcionários de vocês. Isso não pode acontecer. Atitudes mais graves podem acontecer. E não vamos tolerar isso.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/01/2026 às 10:55

Sra. Paloma, bom dia!
Agradecemos seu relato, para as devidas e rápida correções.
Um de nossos coordenadores entrará em contato para sanar o exposto acima.
Pedimos desculpas pelo ocorrido e prometemos severas punições.
Atte.
Setor de Qualidade