Falha no sistema de vendas a prazo que não gera contas a receber, causando risco financeiro.

Respondida
Navegantes - SC
02/09/2026 às 17:53
ID: 258070873
Sistema permite emissão de venda a prazo sem gerar contas a receber, causando risco de prejuízo financeiro
Estou registrando esta reclamação porque considero extremamente grave uma falha no funcionamento do sistema.
Quando meu funcionário emite um pedido de venda cuja forma de pagamento é boleto, mas o cliente não possui os dados necessários cadastrados no sistema, o sistema permite que o pedido seja emitido mesmo assim.
O problema é que, nesses casos, o boleto/pedido é emitido, mas não é lançado nenhum contas a receber para a empresa. Ou seja, a mercadoria pode sair da empresa, a venda é registrada no pedido, mas a empresa não fica com o respectivo valor registrado no financeiro para cobrança.
Isso está gerando um risco real de perda de dinheiro.
Na prática, um funcionário poderia, por exemplo, emitir diversos pedidos como boleto para um cliente sem cadastro adequado e esses valores não apareceriam corretamente no contas a receber. A empresa poderia entregar os produtos e posteriormente descobrir que não existe o título financeiro correspondente para cobrar.
A empresa informa que o sistema apresenta um aviso na tela. Porém, um simples aviso não resolve o problema, principalmente porque estamos falando de uma operação financeira que pode gerar prejuízo diretamente para o cliente que utiliza o sistema.
Já solicitei à empresa que o sistema bloqueie a emissão da venda nessa situação, obrigando o usuário a cadastrar corretamente os dados do cliente antes de permitir uma venda a prazo. A resposta foi que "o sistema funciona dessa forma".
É justamente esse o problema que estou questionando.
Um sistema de gestão financeira/comercial deveria possuir mecanismos mínimos de segurança para impedir que uma venda a prazo seja concluída sem que exista um respectivo título a receber.
Não estou solicitando uma alteração estética ou uma melhoria de conveniência. Estou solicitando uma proteção contra uma falha que pode causar prejuízo financeiro e facilitar erros ou até mesmo [Editado pelo Reclame Aqui] internas.
Minha solicitação é que a empresa reveja essa funcionalidade e implemente um bloqueio, de forma que:
Venda com pagamento em boleto cliente sem cadastro financeiro completo sistema não permite concluir a venda até que o cadastro esteja regularizado. Ou o sistema gera um fiado para o cliente mesmo não gerando boleto mas gerando uma conta a receber.
Enquanto isso não for corrigido, continuamos expostos ao risco de produtos saírem da empresa sem que exista uma cobrança correspondente registrada no contas a receber.
Gostaria de uma solução efetiva para esse problema, e não apenas a informação de que o sistema "funciona assim". Empresa Empanado do Juca CNPJ *****01-50
Compartilhe
Resposta da empresa
03/09/2026 às 10:09
Bom dia, Flávia!
Agradecemos por trazer essa situação ao nosso conhecimento. Entendemos a importância do assunto e vamos entrar em contato através do nosso canal oficial de atendimento para entender melhor o caso e alinhar com você os próximos passos.
Atenciosamente;
Drielli | Sucesso do Cliente
Avante Soluções Digitais