Erro na realização de exame e mau atendimento na Axial BH - Unidade Belvedere

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Pedro Leopoldo - MG

26/05/2026 às 13:31

ID: 249722935

À
AXIAL BH Unidade Belvedere
Rua *****, n ***** *****
Belo Horizonte/MG

Assunto: Reclamação formal por erro na realização de exame e solicitação de solução urgente

Prezados,

Venho, por meio desta, registrar minha profunda insatisfação e formalizar reclamação em razão do grave erro ocorrido durante atendimento realizado na unidade AXIAL BH Belvedere.

No dia 06/05/2026, compareci à referida unidade para realização do exame HIDRO-RM (COLÂNGIO-RM) com sedação, exame este devidamente prescrito por meu médico hepatologista, *****, em razão de quadro clínico grave relacionado à presença de hemangioma hepático gigante, considerado de risco.

Destaco que o exame havia sido solicitado em caráter de urgência. Inclusive, fui previamente informada pela própria clínica de que o procedimento seria desmarcado devido à manutenção dos equipamentos. Após diversas tentativas e insistência de minha parte, considerando a urgência médica do caso, a clínica realizou um encaixe para atendimento em dia útil, situação que me exigiu deslocamento de outra cidade, ausência no trabalho e custos adicionais.

Após passar regularmente pela triagem e aguardar aproximadamente uma hora para atendimento, o exame foi realizado.

Entretanto, em consulta médica realizada no dia 26/05/2026, fui informada por meu hepatologista de que o exame executado pela equipe da AXIAL BH não correspondeu ao exame solicitado na guia médica e autorização da Unimed. Em vez da realização da RM de Colângio (HIDRO-RM/COLÂNGIO-RM), foi realizado exame de RM de Abdome Superior, procedimento diverso do prescrito.

Tal falha comprometeu integralmente a finalidade diagnóstica do exame, impossibilitando que meu médico obtivesse as informações necessárias para definição da conduta médica adequada acerca do tumor hepático, quadro este que possui risco cirúrgico e possibilidade de rompimento, colocando minha saúde e integridade física em risco.

Após tomar ciência do ocorrido, entrei imediatamente em contato com a AXIAL BH, inicialmente pelo setor de agendamento, onde fui informada de que não poderiam solucionar a questão. Em seguida, contatei a ouvidoria da empresa, oportunidade em que fui atendida de forma extremamente desrespeitosa. A funcionária responsável, além de não apresentar solução para o problema, desligou a ligação abruptamente por duas vezes durante o atendimento.

Além do erro técnico extremamente grave, ressalto o tratamento inadequado, rude e desrespeitoso recebido pelos funcionários da empresa, os quais demonstraram despreparo e ausência de comprometimento na resolução do problema, chegando inclusive a insinuar que a responsabilidade pelo equívoco seria minha, apesar de a clínica possuir acesso integral à guia médica, ao pedido do especialista e às informações do exame solicitado.

Diante dos fatos, exijo providências imediatas para realização correta e urgente da RM de Colângio com sedação, sem qualquer custo adicional, considerando que o erro ocorreu exclusivamente por falha da instituição.

Ressalto ainda que sofri prejuízos materiais e pessoais, incluindo:

deslocamento intermunicipal;
gastos com combustível;
perda de dia de trabalho;
desgaste emocional;
atraso no tratamento médico de condição grave.

Aguardo retorno urgente e solução adequada para o caso, de forma amigável e administrativa, evitando a necessidade de adoção das medidas judiciais cabíveis para reparação dos danos morais e materiais sofridos.

Sem mais para o momento.

Atenciosamente,

*****

OBS: Segue anexo GUIA DO EXAME QUE FOI PEDIDO DE FORMA CORRETA e RESULTADO DECORRENTE DO EXAME QUE FOI REALIZADO ERRONEAMENTE

Compartilhe