Cobrança indevida e negativação por orçamento não aprovado de móveis planejados

Não resolvido
São Paulo - SP
06/01/2026 às 11:23
ID: 236774131
Prezados,
Venho por meio deste relatar e solicitar solução imediata para uma situação que considero indevida e extremamente prejudicial.
Fiz contato com o Sr. ***** via WhatsApp, solicitando um orçamento de móveis planejados para o meu apartamento. Durante as conversas, ele se mostrou prestativo, apresentou algumas opções e fotos ilustrativas, as quais me agradaram. Em razão disso, manifestei interesse inicial em seguir com o projeto.
Entretanto, antes da redação de qualquer contrato, solicitei que aguardasse, pois passei por uma série de problemas pessoais e financeiros, entre eles:
cirurgia da minha mãe;
atraso de pagamento por parte de uma empresa;
atraso na entrega do apartamento, que estava previsto para janeiro e até o momento não possui data definida.
Diante desse cenário, optei por não prosseguir naquele momento.
A partir daí, começaram os problemas. O Sr. ***** não demonstrou compreensão, passou a me pressionar e afirmou que, por lei, eu seria obrigada a pagar por um projeto.
Esclareço que:
não existe projeto formal;
não houve visita técnica nem medições no local;
nenhum contrato foi assinado;
em nenhum momento fui informada previamente de que haveria cobrança caso o negócio não fosse fechado.
Mesmo assim, foi gerado um boleto no valor de R$ 5.000,00, o qual foi protestado, ocasionando a indevida negativação do meu nome, causando transtornos e prejuízos à minha reputação financeira.
Ressalto que sempre atuei com boa-fé, honestidade e transparência. O que é combinado deve ser cumprido e nada foi combinado quanto a essa cobrança.
Diante do exposto, solicito:
Cancelamento imediato da cobrança;
Baixa do protesto e retirada do meu nome dos órgãos de restrição;
Confirmação formal das providências adotadas.
Aguardo uma solução amigável e célere. Caso contrário, me reservo o direito de buscar as medidas legais cabíveis para resguardar meus direitos.
Atenciosamente,
*****
Compartilhe
Consideração final do consumidor
11/05/2026 às 11:39
Não quis fechar o orçamento com ele então simplesmente negativou o meu nome cobrando um valor sem ao menos avisar que se eu não fechasse iria cobrar, e outra coisa nem cheguei a fazer o projeto, ele não foi no apartamento tirar as medidas para finalizar o projeto e eu aprovar e assinar o contrato, oq ele fez foi apenas um orçamento dos planejados.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0