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Reclamação resolvidaResolvido

Alteração vôo / categoria - CWB

Azul
Curitiba - PR
21/05/2024 às 13:03
ID: 189222635
Status da reclamação:
Reclamação resolvidaResolvido

Recebi um contato da Azul "Experiência" pelo WhatsApp na semana passada, porém não pude dar continuidade no atendimento pois estava em reunião naquele momento. Tentei contato posterior com a tal Beatryz, porém sem retorno.

Fui verificar que se tratava do voo LOC RFPZRV e OLTRPD já tratados em protocolos anteriores onde houve upgrade de categoria para Executiva.

Verifiquei pelo app que a reserva sofreu alteração de categoria pois aparentemente houve troca de aeronave que faz o trajeto Viracopos para Fort Lauderdale e qualquer tipo de marcação de assento os quais inclusive já haviam sido marcados anteriormente, agora estamos sendo cobrados ainda que em classe inferior.

Entrei em contato no call center da Azul na noite de ontem e uma pessoa OU despreparada OU mal educada disse que não havia nada a ser feito já que a categoria é disponibilizada conforme a aeronave citando uma resolução da ANAC. Vale lembrar que resolução da ANAC está abaixo de Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil.

Por isso, juridicamente não há como se justificar uma alteração contratual de forma unilateral pela Azul, independente se a passagem foi comprada (e uma delas foi) ou se foi por pontos ou se foi por categoria do cartão ou programa de fidelidade azul. O contrato foi estabelecido no momento da emissão das passagens bem como upgrade de categoria para executiva.

Pedi para a atendente verificar se haviam outros voos disponíveis, inclusive via Confins, por exemplo, para que fosse mantida a categoria e disse brevemente que não havia disponibilidade para troca de data nem para agosto, nem para setembro e quem eu deveria falar outra datas pretendidas. Era gritante a má-vontade da funcionária.

Ocorre que conforme consultado no site da Azul naquele momento, há voo sendo comercializado na classe executiva para FLL porém no dia posterior da nossa data marcada mas a atendente negou que existisse.

Dessa forma, peço que a Azul trate com respeito o cliente e que forneça opções para que o contrato seja cumprido de forma integral e não alterado de forma unilateral.

Vale ainda pontuar sobre o episódio de ontem, deveria a funcionária / atendente pedir demissão pois aparentemente não gosta da empresa onde trabalha ou não gosta de atender pessoas.

Fico no aguardo da Azul para reacomodação da nossa viagem e que seja feita de forma digna pela empresa, pois caso contrário iremos acionar Azul juridicamente para que assim faça valer o contrato.

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Resposta da empresa

04/06/2024 às 12:24

Olá, Gustavo!

Espero que esteja bem!

Em atenção à sua manifestação, os dados necessários para análise foram solicitados através de mensagem privada enviada para o e-mail cadastrado na plataforma do Reclame Aqui (gustXXXXX@eventart.com.br). Faz-se necessário que o retorno seja por mensagem privada também.

Permanecemos à disposição através da central de atendimento SAC (serviço de atendimento ao cliente) no número 0800 884 4040, central de vendas nos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (demais localidades) ou mesmo pelo chat no link https://chatbot.azure.voeazul.com.br/azul-bot-b2c/index.html.

At.te,
CRC - Central de Relacionamento com o Cliente
Azul Linhas Aéreas ✈

Consideração final do consumidor

12/06/2024 às 05:59

Não fizeram mais do que a obrigação e legislação.

O problema foi resolvido?
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