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Azul troca voos sem consultar passageiros

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Sou agente de viagens, e como profissional da área, tudo que posso dizer é que farei de tudo para nunca mais vender passagens da Azul após a série de infortúnios que essa empresa tem feito seus clientes passarem nos voos internacionais, seja ao trocar aeronaves novas por equipamentos antigos e sem entretenimento individual nos voos para os EUA; seja ao cancelar, ao seu bel-prazer, rotas e voos previamente vendidos, faltando pouco tempo para a data de embarque, o que deixa os clientes sem alternativa.

O caso em questão que trago aqui diz respeito a 4 passagens que vendi para clientes de minha agência, em voos operados pela Azul, na rota CNF-JFK via FLL, e retorno WAS-CNF, também via FLL. Primeiro, a Azul cancelou, sem mais nem menos, o voo direto FLL-CNF que os passageiros haviam comprado, obrigando-os a tomar uma rota mais longa, com uma escala extra em VCP na volta, ao invés de voltarem direto de FLL para CNF. Pouco tempo depois, um novo ajuste de horários, no voo FLL-VCP, para o qual os passageiros já haviam sido realocados quando do cancelamento do voo FLL-CNF. Agora, do nada, sem qualquer pedido ou consentimento prévio, recebo um comunicado de nova alteração nesse voo da volta, com os passageiros sendo colocados no voo de Fort Lauderdale para Belém, com uma conexão apertadíssima, de apenas 1 hora, na chegada em Belém, antes de tomarem o voo de Belém para CNF.

É um completo absurdo que a cia aérea fique cancelando rotas e fazendo mil remarcações ao seu bel-prazer. Vão alegar questões operacionais, mas não há nenhuma cia aérea no mundo inteiro que esteja causando tantos transtornos aos seus passageiros quanto a Azul. Só no último mês, tive passageiros com problemas em voos da Azul para Fort Lauderdale, Orlando, Paris e Lisboa. Só que esse caso relatado aqui é o mais grave. Fizeram mudanças sem o consentimento dos passageiros, e a cada mudança, prejudicam mais e mais a viagem deles. E fazem tudo isso faltando apenas um mês para o embarque, o que dificulta encontrar outras opções por outras cias aéreas. A impressão é que a Azul sai vendendo passagens para voos que ela nem sabe se serão realizados. Algum tempo depois, cancela esses voos, ou altera os horários de forma significativa. No caso em questão, os voos alterados são os próprios voos da Azul, sequer são os voos internos nos EUA operados pela JetBlue em codeshare com a Azul. É de inteira responsabilidade da Azul cumprir com aquilo que vende e entregar aos passageiros soluções satisfatórias. Mas a empresa age na contramão disso.

Devido a todo o imenso transtorno causado aos passageiros, à demora em conseguir qualquer contato com a Azul, ao fato de terem mexido na reserva deles sem qualquer pedido ou autorização expressa, e à total incapacidade de apresentar soluções viáveis ao problema, ingressaremos de imediato com medidas judiciais contra a empresa, por todos os prejuízos que estão sendo causados a esses passageiros, inclusive (e principalmente) os de ordem moral.

E aos demais leitores dessa mensagem, fica um conselho de um profissional da área: não comprem qualquer passagem pela Azul, pois é uma empresa que não honra compromissos e que se mostra ausente na hora de resolver qualquer problema.

Responderão por tudo isso na Justiça.

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Resposta da empresa

26/06/2024 às 18:45

Olá Fabio!

Agradecemos o seu relato e a oportunidade de avaliarmos sua demanda.

Os devidos esclarecimentos da situação apontada foram encaminhados através da mensagem privada e diretamente para o e-mail cadastrado na plataforma do Reclame Aqui. Dessa forma, recomendamos que verifique a Caixa de Entrada ou a Caixa de Spam do e-mail informado, para confirmar a finalização da tratativa.

Desejamos uma noite Azul!

Atenciosamente,

Alessandra Santos CRC - Central de Relacionamento com o Cliente
Azul Linhas Aéreas ✈

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