Comprei voo direto para FLL (paguei + caro) e mudaram minha reserva sem aviso previo para um voo com 7 horas de conexão

Azul
Campinas - SP
15/06/2024 às 06:33
ID: 190867271

Comprei há alguns meses minha passagem aérea para FLL para mim e minha esposa. Paguei mais caro por optar por um voo direto nos horarios que melhor se encaixaria em nosso roteiro:

Voo 8704
Saída de VCP: dom 18 ago 2024 22:55
Chegada em FLL: seg 19 ago 2024 06:24
Duração Total: 8:25h

Além da passagem, já reservamos aluguel de carro e hotel os quais dependem do horário de chegada.

Sem aviso prévio ou autorização, a Azul alterou a nossa reserva para um voo de ida com conexão de 7 horas:

Voo 4092
VCP: dom 18 ago 2024 23:10
REC: seg 19 ago 2024 02:15 (conexão)
Voo 8712
REC: seg 19 ago 2024 09:25
FLL: seg 19 ago 2024 16:30

Duração Total: 17:40

Isso é um absurdo e um descaso com o consumidor. Gostaria de esclarecimentos e pelo menos algumas opções. Não acho justo com o consumidor que planejou e pagou mais caro por um item ter que passar por isso.

Estou extremamente decepcionado com a Azul e não hesitarei em buscar os meus direitos.

25/06/2024 às 11:40

Olá Bruno!

Agradecemos o seu relato e a oportunidade de avaliarmos sua demanda.

Embora aconteçam situações não pontuais e que geram desconfortos aos nossos clientes e que muitas vezes estão fora de nosso controle, tais como, alterações de voos por questões técnicas não programadas, operacionais ou meteorológicas.

Buscamos nestas ocasiões atender aos nossos clientes da melhor maneira possível, não só obedecendo ao que nos é requerido pelos órgãos vigentes, mas também, não gerar ou até mesmo evitar o menor desconforto possível para os nossos clientes.

Contudo, cumpre esclarecer que adequações na malha e são previstas pela agência reguladora (ANAC), que para estes casos, prevê:

Art. 12. As alterações realizadas de forma programada pelo transportador, em especial quanto ao
horário e itinerário originalmente contratados, deverão ser informadas aos passageiros com antecedência
mínima de 72 (setenta e duas) horas.

§ 1º O transportador deverá oferecer as alternativas de reacomodação e reembolso integral,
devendo a escolha ser do passageiro, nos casos de:

I - informação da alteração ser prestada em prazo inferior ao do caput deste artigo; e

II - alteração do horário de partida ou de chegada ser superior a 30 (trinta) minutos nos voos
domésticos e a 1 (uma) hora nos voos internacionais em relação ao horário originalmente contratado, se
o passageiro não concordar com o horário após a alteração.

Conforme estabelecido no Art. 12 da Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia deve comunicar o passageiro sobre a alteração ou cancelamento com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência do horário previsto de partida.

Dessa forma, de acordo com histórico da reserva, após ter havido a alteração da reserva, houve a comunicação da mesma, com antecedência maior que 72 horas do novo embarque, conforme dita as normas da Resolução 400 da ANAC, bem como disponibilizada uma remarcação sem custo, a qual foi utilizada, sendo assim, o pedido de reembolso é improcedente.

Referente a sua manifestação, recomendamos que verifique a Caixa de Entrada ou a caixa de Spam do e-mail informado, para confirmar a finalização da tratativa.

Basta responder à mensagem que lhe encaminhamos de maneira privada.

Permanecemos à disposição através da central de atendimento SAC (serviço de atendimento ao cliente) no telefone 0800 884 4040, central de vendas nos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (demais localidades), central Azul Fidelidade nos telefones 4003 1141 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 880 1141 (demais localidades) ou mesmo pelo chat no link https://chatbot.azure.voeazul.com.br/azul-bot-b2c/index.html. Atendimento todos os dias.

Desejamos um dia Azul!

CRC - Central de Relacionamento com o Cliente
Azul Linhas Aéreas

17/07/2024 às 16:51

Problema resolvido até o momento. Agora estou no receio de novas mudanças pela frente. Estou monitorando os voos diariamente para ter certeza de nenhum novo imprevisto.

Está com problemas com Azul?

Transporte Aéreo