Taxa absurda de cancelamento

Azul
Santos - SP
23/05/2024 às 13:58

Fiz uma compra de passagem aérea somente a dois dias atrás, porém estou tendo que cancelar por alguns problemas pessoais. Ao entrar no site e solicitar o cancelamento, a empresa está cobrando R$1600,00 de tarifa, simplesmente um absurdo e tem o detalhe de que se eu quiser o estorno pra minha conta eles cobram uma outra taxa grande que só voltaria somente R$170 pra minha conta, o que nao faz o menor sentido.

Fui procurar sobre meus direitos como consumidor e vi que foi decidido na Ação Civil Pública colocada pelo Ministério Público Federal N 0007653-81.2007.4.01.3900: ficou estabelecido que, caso o cancelamento ocorra com até 15 dias de antecedência, a tarifa é de 5%. Em menos de 15 dias antes da viagem, a taxa máxima é 10%.

Minha solicitação esta acontecendo muito antes desses 15 dias.

Gostaria de saber como a empresa pode resolver essa situação, pois nao quero perder praticamente 60% do valor da passagem em taxa de cancelamento, visto que não condiz com a Ação tomada pelo Ministério Publico citado acima.

04/06/2024 às 19:53

Olá, Arthur! Boa noite!

Esperamos que esteja bem.

Em atenção a sua manifestação, efetuei a tentativa de contato telefônico através do número (XX)9XXXXXX8, às 19:43 e às 19:46, para os devidos esclarecimentos, porém sem sucesso. Informamos que os esclarecimentos e a proposta para a situação apontada foram encaminhados através de mensagem privada para o e-mail cadastrado na plataforma do Reclame Aqui (axxxxxo@gmail.com) pela qual serão feitas as interações.

Conforme nosso Contrato Aéreo:

3. DA ALTERAÇÃO E RESILIÇÃO POR PARTE DO PASSAGEIRO
3.1. Alteração de Itinerário/Horário. Qualquer alteração de horário e/ou itinerário dependerá de aprovação da AZUL e da disponibilidade de assentos na classe adquirida pelo Passageiro e/ou Adquirente, estando sujeito ao pagamento de eventuais taxas e multas, inclusive taxa administrativa em caso de reembolso, bem como eventual diferença tarifária, conforme as regras tarifárias da AZUL vigentes no momento da alteração.
3.2. Do Cancelamento. Em caso de cancelamento do Bilhete por manifestação do Passageiro ou do Adquirente, incidirá no valor do reembolso eventual cobrança de taxa de cancelamento, conforme as regras tarifárias da AZUL vigentes no momento da compra. (...)

Permanecemos à disposição através da central de atendimento SAC (serviço de atendimento ao cliente) no número 0800 884 4040, central de vendas nos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (demais localidades) ou mesmo pelo chat no link https://chatbot.azure.voeazul.com.br/azul-bot-b2c/index.html.

At.te,

CRC - Central de Relacionamento com o Cliente
Azul Linhas Aéreas ✈

13/06/2024 às 14:16

De inicio a proposta de reembolso nao foi o que eu esperava, mas depois conseguiram reverter a situação e me surpreenderam conseguindo fazer o reembolso das passagens.

Está com problemas com Azul?