Cobrança duplicada após cancelamento e superlotação na academia B7

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

15/03/2026 às 20:08

ID: 243340103

Título da reclamação

Cobrança duplicada após cancelamento e serviço prejudicado por superlotação



Texto da reclamação

No dia 05 de março de 2026, compareci presencialmente à academia B7 para solicitar o cancelamento do meu plano, contratado inicialmente na promoção de R$49,90.

O motivo do cancelamento foi a impossibilidade de utilizar a academia adequadamente devido à superlotação constante, especialmente no período da noite, que é o único horário em que tenho disponibilidade para treinar.

Durante as vezes em que tentei frequentar a academia, praticamente todos os aparelhos estavam sempre ocupados, sendo necessário aguardar frequentemente entre 10 e 15 minutos para utilizar um único equipamento. Em várias situações, o único aparelho disponível era a esteira.

Além disso, era perceptível que não havia instrutores suficientes para atender a quantidade de alunos presentes, o que dificultava ainda mais a utilização correta dos aparelhos e o acompanhamento necessário para um treino adequado.

Dessa forma, ficou claro que a estrutura da academia não estava comportando a quantidade de alunos matriculados, o que inviabilizou completamente a continuidade do meu plano.

Mesmo diante dessa situação, no momento do cancelamento fui informada da existência de uma multa no valor de R$191,57, a qual paguei no próprio dia 05/03 para resolver a situação, embora não concordasse plenamente com essa cobrança, considerando que a desistência ocorreu justamente pela falta de estrutura adequada para atendimento dos alunos.

Após o pagamento, fui informada pela recepção de que o plano estava devidamente cancelado e que não haveria mais nenhuma cobrança no meu cartão.

No entanto, no dia 13 de março, identifiquei uma nova cobrança no valor de R$191,57 no meu cartão, exatamente o mesmo valor da multa já paga anteriormente.

Ou seja, além de ter pago uma multa que considero questionável diante das circunstâncias, a academia ainda realizou uma cobrança duplicada, mesmo após o cancelamento do plano.

Entrei em contato com a unidade e apresentei os comprovantes de pagamento, porém fui informada apenas que a situação seria encaminhada ao setor financeiro, sem solução imediata para um erro de cobrança evidente.

Ressalto que, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, cobranças indevidas devem ser devidamente corrigidas, e o consumidor não pode ser prejudicado por falhas administrativas da empresa.

Diante disso, solicito:

Estorno imediato da cobrança duplicada no valor de R$191,57 realizada no meu cartão.
Confirmação formal de que não haverá qualquer nova cobrança, já que o plano foi cancelado no dia 05/03.
Revisão da cobrança da multa aplicada, considerando que o cancelamento ocorreu devido à falta de estrutura da academia para comportar a quantidade de alunos, o que inviabilizou a utilização adequada do serviço contratado.

Compartilhe