Instalação não autorizada de programas - prejuízos

Baidu
Ilhéus - BA
06/07/2015 às 08:58

É com imensa insatisfação que venho a este canal engrossar a já extensa lista de consumidores irritados com as práticas abusivas da empresa Baidu.

Ao instalar determinado programa de edição de imagens, eis que me surge a opção de baixar o antivírus desta famigerada empresa. Ciente da consolidada e péssima fama do produto, de imediato recusei.

Qual não fora minha surpresa ao constatar que o bendito arquivo ainda assim se instalou no pc, trazendo consigo outras pragas como navegador e PC Faster.

Desde então, passei a ter problemas com acesso aos meus emails e sites diversos, invasão no roteador e até mudança de DNS, o que me impossibilitou acessar sites bancários, me obrigando inclusive a alterar senhas!

Ao tentar efetuar a remoção através do painel de controle, conforme recomendações do site da empresa, dei com burros nágua. No mesmo sentido ao utilizar programas específicos de remoção (CCleaner, Revo Uninstaller, Wise, Adwcleaner, Junkware Removal Tool...). Estou há meses tentando desinstalar essa praga - não vejo outra nomenclatura cabível.

Em busca de uma solução, por diversas vezes contatei o número disponibilizado para atendimento (0800 718 2035), e várias foram as desculpas: ora a funcionária - que se identificou como Raquel - solicitou o retorno da ligação em outro horário (???) conquanto a responsável técnica pelo setor não se encontrava; em outras me pediram para aguardar na linha, mas a ligação "misteriosamente" foi interrompida e, por último, a atendente teve a desfaçatez de alegar que o problema era no meu notebook, pois o procedimento de instalação funcionava com todos, me "recomendando permanecer com o antivírus instalado, para uma proteção eficaz e segura". Frise-se: em nenhuma delas me forneceram um protocolo de atendimento!

Já perdi a serenidade com o descaso da Baidu e pretendo tomar as medidas legais cabíveis, caso não seja apresentada uma alternativa EFICAZ para a resolução do problema.

Sem mais.

18/08/2016 às 11:27

Um descaso!

Está com problemas com Baidu?