Dano material por vício de peça em garantia e demora na reposição Bajaj NS400Z

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Aracaju - SE

18/08/2026 às 11:43

ID: 256753705

Possuo uma motocicleta Bajaj Dominar NS400Z e, no dia 05/08/2026, realizei a revisão periódica de 10.000 km na concessionária GUIMA MOTOS LTDA, em Aracaju/SE. Durante a inspeção, foi constatada a fratura/trinca no suporte de placa original da moto, sendo aprovada a substituição do componente em garantia sob a Ordem de Serviço (OS) n 4546.
Gostaria de registrar dois problemas graves decorrentes desta situação:
Demora no envio da peça: Já se passaram 13 dias desde o diagnóstico e a abertura da garantia (05/08/2026), e a concessionária informa que ainda aguarda o envio do suporte de reposição por parte da fabricante.
Dano material não ressarcido: A fratura do suporte original enquanto eu pilotava provocou diretamente o rasgo no alumínio da minha placa de identificação (padrão Mercosul). Registrei o caso no SAC da Bajaj (*****), porém a solicitação de ressarcimento da placa foi negada sob a alegação de que a placa 'não é um item genuíno Bajaj'.
Esclareço que não estou solicitando garantia da placa em si, mas sim a reparação do dano material gerado como consequência direta do vício de fabricação do suporte original da moto, conforme prevê o Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Compartilhe

Resposta da empresa

21/08/2026 às 10:39

Prezado Sr. Lucas.

Agradecemos pelo contato com a Bajaj Brasil e pela oportunidade de analisarmos sua manifestação referente à sua Dominar NS400Z e à Ordem de Serviço nº *****.

Lamentamos os transtornos ocasionados pela ocorrência relatada e compreendemos sua insatisfação em relação ao suporte de placa identificado durante a revisão.

Após análise do caso, confirmamos que a substituição do suporte de placa foi autorizada em garantia e a tratativa para disponibilização do componente permanece em andamento junto à concessionária.

Em relação à solicitação de ressarcimento referente à placa de identificação, o caso também foi analisado pela área responsável. Após a avaliação, a negativa de ressarcimento será mantida, não sendo possível autorizar o reembolso do valor correspondente à placa dentro dos critérios aplicáveis à tratativa.

Esclarecemos que a análise referente ao ressarcimento da placa é distinta da cobertura concedida para a substituição do suporte, que permanece autorizada em garantia.

Lamentamos que a decisão não corresponda à sua expectativa e reforçamos que sua manifestação foi devidamente registrada para conhecimento e acompanhamento pelas áreas responsáveis.

Permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais através da Central de Atendimento Bajaj Brasil, pelo telefone 0800 591 8938 ou pelo e-mail [email protected].

Atenciosamente,
Equipe Bajaj Brasil

Réplica do consumidor

21/08/2026 às 16:21

A resposta fornecida insiste em tratar a placa como um item isolado de garantia, ignorando o princípio básico do Código de Defesa do Consumidor (Art. 14 e 18) referente à responsabilidade civil por danos materiais. A rasgadura na placa ocorreu como consequência direta e exclusiva da fratura do suporte original, cuja falha de fabricação já foi reconhecida e aprovada em garantia na OS *****. Diante da negativa de ressarcimento do prejuízo gerado pelo defeito da moto, darei prosseguimento à demanda junto ao Procon-SE e ao Juizado Especial Cível.

Consideração final do consumidor

21/08/2026 às 16:23

A nota atribuída reflete a recusa da Bajaj em ressarcir o prejuízo material gerado na minha placa de identificação, que rasgou como consequência direta da quebra do suporte original da moto (defeito reconhecido na OS *****). Embora tenham autorizado a troca do suporte em garantia, a empresa esquivou-se da responsabilidade sobre o dano secundário causado pela falha de fabricação da própria peça. Buscarei a reparação dos custos da nova placa via Procon-SE.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0