Solicitação de revisão e cancelamento de multa por falha interna

Em réplica
Rio de Janeiro - RJ
12/02/2026 às 21:47
ID: 240611079
Assunto: Solicitação de revisão e cancelamento de multa
Prezados,
Venho formalmente contestar a multa aplicada, uma vez que houve falha no cumprimento do próprio regimento interno por parte da portaria, que autorizou a entrada da empresa responsável pela mudança.
Se o agendamento era uma exigência obrigatória, o acesso não deveria ter sido liberado. Como moradora, agi de boa-fé e confiei na autorização concedida pelos funcionários do condomínio, não sendo razoável transferir ao morador a responsabilidade por um erro operacional interno.
Destaco que penalidades devem observar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e aplicar uma multa em uma situação previamente permitida caracteriza medida injusta.
Diante disso, solicito:
Revisão imediata da multa;
Cancelamento da penalidade, considerando a falha da portaria;
Esclarecimento sobre os procedimentos adotados para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Aguardo uma solução breve e amigável. Caso contrário, poderei buscar avaliação junto aos órgãos competentes para assegurar meus direitos.
Atenciosamente,
Tamires
Tentei uma forma de resolver, mas a conversa foi encerrada sem uma razoabilidade de avaliação.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/03/2026 às 16:17
Boa tarde, Senhora Tamires.
Meu nome é Tanayara Baldez e represento legalmente a empresa Baldez Soluções Imobiliárias.
Agradeço o contato e peço que a senhora abra reclamação formalmente através do nosso e-mail ou sistema de gestão para que o seu recurso possa ser avaliado pelos condôminos em assembleia geral, conforme consta na convenção do condomínio.
Vale ressaltar que a portaria não fez a liberação da mudança. O que aconteceu é que na tentativa de evitar danos materiais ou morais, o porteiro não impediu de forma física a entrada do caminhão e deixou para que a gestão tomasse as providências necessárias, conforme consta no Regimento Interno do condomínio.
Importante destacar também que sempre houve uma divulgação de forma ampla a necessidade de agendamento para mudanças e obras.
Atenciosamente,
Tanayara Baldez
Réplica do consumidor
29/03/2026 às 16:20
Já abriu uma reclamação e claramente não vocês não tem essa noção. Já que reclamação foi encerrada.
Réplica da empresa
29/03/2026 às 16:24
Então daremos seguimento através da sua reclamação.
Atenciosamente,
Tanayara Baldez