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Reclamação resolvidaResolvido

A INSTITUIÇÃO NÃO REALIZOU A RETIRADA DO REGISTRO DE PREJUÍZO NO SCR

Banco do Brasil
Uruguaiana - RS
16/06/2024 às 18:27
ID: 190931001
Status da reclamação:
Reclamação resolvidaResolvido

FOI EFETUADO O PAGAMENTO DA DÍVIDA , MAS, A INSTITUIÇÃO NÃO REALIZOU A RETIRADA DO REGISTRO DE PREJUÍZO NO SCR.

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Resposta da empresa

18/06/2024 às 10:36

Olá, Jefferson,

Sou a Regina do BB e espero que esteja tudo bem com você!

Informo que não constam restrições nos órgãos de Proteção ao Crédito incluídas pelo BB.

A última data base liberada pelo Bacen não consta valor em prejuízo no BB.

Em relação ao SCR esclareço que não é um cadastro restritivo, é uma consulta de informações para operações que impliquem risco de crédito, inclusive aquelas que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle.

O SCR contém informações sobre saldos de operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de créditos concedidos a pessoas físicas e jurídicas no País, cuja responsabilidade total na instituição financeira seja igual ou superior a R$ 200,00.

As atualizações do SCR não são realizadas on line (de acordo com o manual do Bacen), pode haver uma defasagem de até 60 dias para atualização da data base atual.

Os dados disponibilizados representam a fotografia das operações existentes no último dia do mês da data base de referência. Eventuais movimentações, ao longo do mês, como liquidação ou renegociação somente serão refletidas no fechamento e disponibilização da data-base em que ocorreu o movimento.

Ao consultar o histórico no SCR é possível identificar, através destas fotografias, todo o relacionamento que o cliente possui com crédito. Portanto as informações não são apagadas, apenas são acrescentadas novas fotografias que mostrarão a evolução do cliente no sistema financeiro.

As instituições financeiras são obrigadas por resolução do Banco Central/Bacen a informar todas as operações vigentes/não liquidadas dos clientes (SCR), cuja responsabilidade total na instituição financeira seja igual ou superior a R$ 200,00, mesmo que estas operações possuam 5 anos de inadimplência.

Conforme consta na página FAQ do Bacen: É possível ver que a dívida foi paga quando você consultar o relatório no mês seguinte ao pagamento, por volta do dia 20. Mas, o sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada. ( https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/prazo-de-atualizacao-do-relatorio).

O BB observa o contido nas normas/resoluções vigentes que dispõem sobre os prazos e registros de operações no Sistema de Informações de Crédito-SCR.

Lamento muito o inconveniente e em nome do Banco do Brasil, peço desculpas a qualquer transtorno que possa ter ocorrido.

Sempre que precisar, estaremos disponíveis em nossos canais, basta acessar https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/perguntas-frequentes.

Você também pode nos encontrar no 0800 729 0722, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

aBBraços,

Regina do BB

Consideração final do consumidor

18/06/2024 às 10:53

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