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Reclamação respondidaRespondida

Contestação de compra

Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Essa semana descobri que levei um [Editado pelo Reclame Aqui]. Comprei um produto na internet que não recebi. Após o pagamento recebi apenas um e-mail de compra aprovada. Entrei em contato com o banco pra contestar a compra e foi negada. Eles disseram que sem a Nf não teria como aprovar a contenção. Mas levei um [Editado pelo Reclame Aqui] do site. Como vou ter a NF sendo que nem o produto eu recebi?

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Resposta da empresa

28/06/2024 às 15:51

Olá, Cassia!

Espero que esteja tudo bem com você!

Sou o João Paulo do Banco do Brasil e vim te dar um retorno sobre sua demanda.

Primeiramente, em nome do Banco do Brasil, lamento quaisquer transtornos ou mal-entendidos que possam ter ocorrido, pois o objetivo do BB é sempre a plena satisfação dos clientes.

Solicito a sua compreensão, pois como esta resposta é fornecida através de um canal de acesso público, devido às questões relacionadas à segurança das informações (Sigilo Bancário), não poderei detalhar aspectos sobre sua conta ou cadastro.

Dentro do possível, verifiquei que a contestação da transação em questão foi indeferida, haja vista a documentação exigida não ter sido enviada anteriormente.

Neste caso é necessário o envio dos seguintes documentos:

01) Nota fiscal com data e descrição do produto;
02) Contrato ou comprovante de venda com data e descrição do produto;
03) Comprovante de contato com o estabelecimento para solução, mesmo
que frustrado;
04) Carta explicativa informando a data do recebimento da mercadoria.

Como a compra foi realizada por você mesma, deve ser contestada por desacordo comercial, conforme regras de disputa das Bandeiras de cartão (Elo, Mastercard, Visa, etc) e Adquirentes ( Cielo, Rede Card, etc.).

Esclareço que o cartão é um meio de pagamento, estando o Banco subordinado ao regulamento da Visa/Mastercard/Elo. O BB somente recebe das processadoras os valores à débito ou crédito enviados pelos estabelecimentos, sendo assim somente é postado em fatura o valor enviado pelo estabelecimento. Ou seja, o Cartão é um meio de pagamento, não sendo permitido ao BB cancelar, unilateralmente, uma compra ou serviço contratado/contestado por um Cliente junto a um estabelecimento comercial.

Como o processamento das transações ocorre em ambiente externo ao Banco não nos é possível tomar conhecimento de qualquer irregularidade ocorrida na fatura sem que o cliente conteste o lançamento.

Olha, o BB não mantém vínculo com os estabelecimentos comerciais aceitantes de cartão. Estes são gerenciados por Adquirentes (como a Cielo, Redecard, etc), sendo de responsabilidade destas empresas o envio dos valores a serem cobrados/estornados na fatura ou em conta.

Você deverá encaminhar a documentação completa para o e-mail: cartao.doc@bb.com.br e acompanhar o processo.

Esclarecimentos adicionais, entre em contato com a Central de Relacionamento através do telefone (4004 0001 ou 0800 729 001 dependendo da sua localidade) para confirmação de dados e reanálise do processo após o envio.

Você menciona ter sido vítima de um [Editado pelo Reclame Aqui], é importante ressaltar que trata-se de situação externa sem responsabilidade do banco, realizadas por terceiros, ocasionadas por problemas de segurança pública: falsidade ideológica, [Editado pelo Reclame Aqui] do motoboy, [Editado pelo Reclame Aqui] do WhatsApp, Sms, perda de cartão, falso site de vendas e etc.

Cabe à autoridade policial competente, após registro do fato por parte da vítima, proceder à apuração para identificação de autoria e demais providências judiciais.

Sempre que precisar, estaremos disponíveis em nossos canais, basta acessar https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/perguntas-frequentes.

Você também pode nos encontrar no 0800 729 0722, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Atenciosamente

João Paulo do BB

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