Dividas Bacen

Banco do Brasil
15/06/2024 às 19:19
ID: 190899019

Paguei as dividas a vista no acordo Serasa , fui ver o registrato e ainda constam as pendências , impossibilitando meus créditos de volta ao mercado , poderiam me informa como funciona , pq no Serasa não constam mais nada nem protestos e constam em todos os lugares pendências no Bacen, quanto tempo demora para as instituições ou o Bacen dar baixa , preciso do meu nome sem restrições paguei agora que consegui para limpar meu nome e nada de tirar do Bacen

17/06/2024 às 13:34

Olá, Gabriela!

Espero que esteja tudo bem com você!

Sou o João Paulo do Banco do Brasil e vim te dar um retorno sobre sua demanda.

Primeiramente, em nome do Banco do Brasil, lamento quaisquer transtornos ou mal-entendidos que possam ter ocorrido, pois o objetivo do BB é sempre a plena satisfação dos clientes.

Solicito a sua compreensão, pois como esta resposta é fornecida através de um canal de acesso público, devido às questões relacionadas à segurança das informações (Sigilo Bancário), não poderei detalhar aspectos sobre sua conta ou cadastro.

Esclareço que o Banco do Brasil preza pelo sigilo das operações efetuadas pelos seus clientes, conforme legislação referente ao sigilo bancário. Por essa razão, não fornecemos informações sobre produtos e serviços adquiridos por nossos clientes a terceiros, sem que haja outorga por meio de Procuração cadastrada em nosso sistema.

Dessa forma, orientamos que o titular da relação efetue o registro através de perfil próprio ou entre em contato conosco através de um dos nossos canais oficiais de atendimento.

Como disse não posso detalhar muitas informações por aqui, mas dentro do possível, esclareço que o Sistema de Informações de Crédito - SCR é um banco de dados gerido pelo Banco Central e alimentado mensalmente pelas Instituições Financeiras. São sistemas sob gestão do Bacen, para o qual o BB não possui ingerência.

O SCR não é um cadastro restritivo, porque há informações tanto positivas quanto negativas. Apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso), ou seja, na grande maioria dos casos é uma fonte de informação positiva, pois comprova a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente. Portanto, estar no SCR não é um fato negativo em si e não impede a solicitação de crédito nas instituições financeiras, podendo, inclusive, contribuir positivamente na decisão da instituição em conceder o crédito.

Contém informações sobre saldos de operações, avais e fianças prestados e limites concedidos a pessoas físicas e jurídicas no País, não sendo consideradas restrições cadastrais.

Podemos interpretar os dados disponibilizados como a fotografia das operações existentes no último dia do mês da data base de referência. Eventuais movimentações, ao longo do mês, como liquidação ou renegociação somente serão refletidas no fechamento e disponibilização da data-base em que ocorreu o movimento.

Ao consultar o histórico no SCR é possível identificar, através destas fotografias, todo o relacionamento que o cliente possui com crédito, identificando, o que pode ser utilizado no momento da concessão do crédito.

É importante ressaltar que as informações são atualizadas mês a mês, mas o histórico não é alterado, ok?

Olha, as Instituições estão obrigadas a encaminhar ao BACEN até o 9º dia útil do mês a posição das operações no último dia do mês anterior.

Nos casos de quitação de dívidas, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências a partir do mês do pagamento.

Já no caso de realização de acordo parcelado para regularização de dívidas, o crédito deixa de ser informado no rol das operações em Prejuízo e passa a constar na Carteira Ativa, pois ainda não foi completamente quitado.

Entretanto, vale lembrar que não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas.

O titular das informações disponíveis no SCR pode consultar os dados detalhados dos últimos 60 (sessenta meses). No entanto e, desde que autorizadas por seu cliente, as instituições financeiras podem consultar somente as informações consolidadas do clientes relativas aos últimos 24 meses.

IMPORTANTE: Você questiona o prazo para atualização das informações contidas no SCR, informo que devido ao prazo necessário para envio de arquivo pelo BB e análise e divulgação de dados no SCR pelo Bacen, as informações disponibilizadas pelo SCR têm defasagem média de 60 dias.

Zelando pela segurança das informações, não posso detalhar mais informações, já que essa resposta é fornecida em canal de acesso público.

Isso para garantir a privacidade dos seus dados e o cumprimento da legislação.

Gabriela, para esclarecimentos adicionais poderá entrar em contato conosco através dos canais disponíveis em www.bb.com.br/atendimento.

Você também pode nos encontrar no 0800 729 0722, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

aBBraços,

João Paulo do BB

Está com problemas com Banco do Brasil?

Bancos Tradicionais e Digitais