Exigência de retirada de meu nome do Registrato do Banco Central

Banco do Brasil
Viamão - RS
26/04/2024 às 16:10

Prezados Senhores,

Venho por meio deste, amparada pela Lei do Serasa Limpa (Lei n 12.414/2011), solicitar a imediata retirada de meu nome do Registrato do Banco Central.

Conforme consta no art. 4 da Lei supracitada, a negativação do meu nome no Registrato do Banco Central configura-se como um impedimento ao meu acesso ao crédito, causando-me graves transtornos e prejuízos em minha vida pessoal e profissional.

Diante do exposto, solicito que providenciem a retirada de meu nome do Registrato do Banco Central no prazo máximo de 5 dias úteis.

Em anexo, envio o relatório onde consta meu nome registrado.

Informo que, caso meu pedido não seja atendido no prazo estabelecido, me reservo o direito de tomar as medidas cabíveis, inclusive acionar as autoridades competentes e buscar reparação pelos danos causados.

Aguardo um retorno breve sobre a resolução do meu problema.

29/04/2024 às 12:35

Olá, Shayene.

Sinto os transtornos e agradeço o registro que permite identificar falhas no atendimento ou nos canais de atendimento disponibilizados, adotando as providências cabíveis para regularização e aperfeiçoamento.

Solicito a sua compreensão, pois como esta resposta é fornecida por meio de um canal de acesso público, devido às questões relacionadas à segurança das informações (Sigilo Bancário), fico impedido de fornecer detalhes sobre sua reclamação por este canal de atendimento.

O SCR não é um cadastro restritivo, é uma consulta de informações para operações que impliquem risco de crédito. Nos casos de quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências, a partir do mês do pagamento.

As instituições financeiras encaminham as informações dos clientes para o Banco Central/Bacen (SCR/Registrato) uma única vez no mês, isso ocorre até o 9º dia útil de cada mês. Essas informações se referem à posição das operações no último dia do mês anterior.

Este prazo de envio das informações pelas instituições financeiras é normatizado pelo Banco Central/Bacen, conforme Carta Circular n° 3.869, de 19 de março de 2018.

Devido ao tempo entre o envio das informações e o processamento pelo Banco Central/Bacen, a informação constará na consulta do mês seguinte ao pagamento, por volta do dia 20.

Ressalto que cada data-base no SCR é como uma fotografia daquele momento, da operação daquele determinado mês. Quando há uma renegociação ou liquidação, somente a próxima data-base é que será alterada de forma que passe a demonstrar a sua atual situação. Dessa forma o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que está em dia.

O SCR disponibiliza os dados dos últimos 60 meses (60 datas-base).

Conforme orientação do Banco Central O SCR apresenta fotografias do último dia de cada mês. Assim o pagamento não afeta as fotografias das datas-base anteriores, apenas das datas-base futuras.

Mais informações podem ser obtidas no site do Banco Central ou diretamente pelo endereço eletrônico:

Se precisar de algo mais ou se tiver alguma dúvida, volte a falar conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento.

Um Abraço,
Marinho do BB

Está com problemas com Banco do Brasil?

Bancos Tradicionais e Digitais