O banco debitou o dinheiro do PASEP sem minha autorização

Banco do Brasil
Belford Roxo - RJ
17/06/2024 às 10:29
ID: 190959563

Minha conta corrente está negativa, no momento não consigo pagar a dívida pois estou desempregada. Todo ano eu recebo PASEP, ano passado recebi na poupança e justamente este ano que a conta está negativa, o crédito do PASEP caiu na conta corrente e foi debitado automaticamente, sem a minha autorização.

Pelo o que eu pesquisei o banco não pode usar crédito de PIS/PASEP para descontar dividas.
Os juros do banco são abusivos e o valor do PASEP não quita nem a dívida.
Gostaria de receber o meu valor de volta se não eu irei averiguar melhor essa situação e ver quais são os meus direitos.
Afinal, o cliente tem direito de fazer o que bem entende com o dinheiro que recebe ne?

25/06/2024 às 08:13

Olá, Izabeli.

Espero que esteja tudo bem contigo e com sua família.

Compreendo a situação e que há momentos em que precisamos readequar nossos compromissos para cumprir as obrigações assumidas.

Explico que, ao serem creditados em Conta, os rendimentos e o abono salarial do PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público assumem a característica de depósito à vista em Conta de livre movimentação e que, o BB não retém ou penhora valores e não há irregularidades na situação mencionada. A cobrança é efetuada sobre valores depositados em Conta e os débitos das operações de crédito que estão vinculados a Conta conforme previsão contratual.

Ressalto que de acordo com o Banco Central, as Instituições Financeiras possuem autonomia para concessão de limites e linhas de crédito, com base em critérios próprios (Política de Crédito). Dessa forma, como uma Instituição que tem a responsabilidade social de promover o uso consciente do crédito, o BB utiliza metodologia que considera vários parâmetros e critérios técnicos, dentro dos moldes que irão resguardar o retorno dos capitais emprestados.

Você pode verificar junto à sua agência de relacionamento a possibilidade de recuperação do valor creditado em sua conta, podendo ser necessário a contratação de renegociação para regularização de suas operações que estão em atraso.

Lembrando que a contratação, renovação ou renegociação de operações de crédito (ou de produtos que dependem de margem/linha de crédito estabelecida), depende de disponibilidade, mediante análise realizada, utilizando critérios próprios definidos pela Política de Crédito do BB, conforme deliberado as Instituições Financeiras, pelas normas bancárias vigentes.

Se precisar de algo mais ou tiver alguma outra dúvida, fale conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento

Abbraço,

João do BB

Está com problemas com Banco do Brasil?

Bancos Tradicionais e Digitais