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Reclamação resolvidaResolvido

Prejuízo no registrato

Banco do Brasil
Colatina - ES
19/04/2024 às 19:05
ID: 187147085
Status da reclamação:
Reclamação resolvidaResolvido

Quitei minhas pendências financeiras com o Banco do Brasil por proposta de negociação no Serasa mas meu nome consta em prejuízo junto ao banco central e está prejudicando minhas negociações de crédito no mercado, gostaria de solicitar prontamente a retirada do meu nome do prejuízo junto ao banco central

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Resposta da empresa

24/04/2024 às 12:38

Olá, Richard.

O SCR não é um cadastro restritivo, é uma consulta de informações para operações que impliquem risco de crédito, inclusive aquelas que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle. É um sistema sob gestão do Banco Central, que centraliza as informações disponibilizadas pelos bancos, inclusive o BB, sobre saldos de operações de crédito, seus valores, tempo de vencimento e baixa.

As instituições financeiras encaminham as informações dos clientes para o Banco Central - Bacen (SCR/Registrato) uma única vez no mês e isso ocorre até o 9º dia útil de cada mês. Essas informações se referem à posição das operações no último dia do mês anterior. Esse prazo de envio das informações pelas instituições financeiras é normatizado pelo Bacen, conforme Carta Circular n.º 3.869/2018, art. 2º, § 2º.

Devido ao tempo entre o envio das informações e o processamento pelo Bacen, a informação constará na consulta do mês seguinte ao pagamento, por volta do dia 20. Assim, caso um cliente quite uma operação, por exemplo, em qualquer dia do mês de janeiro, essa informação somente estará atualizada nos relatórios emitidos por volta de 20 de fevereiro. Isso porque, devido ao prazo necessário para envio de arquivo pelas instituições financeiras e análise e divulgação de dados no SCR pelo Bacen, as informações disponibilizadas pelo SCR têm defasagem média de 60 (sessenta) dias.

A manutenção ou a exclusão de informações no SCR não é uma deliberação do Banco do Brasil. As instituições financeiras devem atender à obrigação imposta pela legislação de informar valores referente a crédito de forma individual ao Bacen por meio do SCR/Registrato. Os dados disponibilizados representam a fotografia das operações existentes no último dia do mês da data base de referência. Eventuais movimentações ao longo do mês, como liquidação ou renegociação somente serão refletidas no fechamento e disponibilização da data-base em que ocorreu o movimento.

Ao consultar o histórico no SCR é possível identificar, através dessas fotografias, todo o relacionamento que o cliente possui com crédito, identificando o que pode ser utilizado no momento da concessão do crédito.

É importante ressaltar que o sistema do Bacen não exclui o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada. Como é um banco de dados gerido por órgão público e amparado legalmente, não temos nem acesso, nem qualquer outra forma de atender à solicitação de baixa de registro histórico. Conforme consta no próprio site do Bacen, [...] o sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada. (https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/prazo-de-atualizacao-do-relatorio).

Se precisar de algo mais ou se tiver alguma dúvida, volte a falar conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento.

aBBraços,
Flavio do BB

Consideração final do consumidor

27/04/2024 às 17:19

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