Registro indevido de prejuízo no registrato

Banco do Brasil
Juazeiro do Norte - CE
16/06/2024 às 16:31
ID: 190927151

Olá, tive uma conta que fiz negociação e paguei. Porém o banco permanece com meu nome no SCR do registrato.

20/06/2024 às 13:17

Olá, Francisca!

Espero que esteja tudo bem com você.

Verifiquei que as anotações foram baixas nos órgãos de proteção ao crédito.

É muito importante esclarecer que o Registrato - SCR é um relatório com defasagem de tempo (não é atualizado de forma on-line) e que o registro no SCR é uma obrigação das Instituições financeiras conforme a Resolução Bacen nr. 3658.

Nos casos de quitação de dívidas vencidas, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências, ou seja, o cliente está em dia.

Desse modo, a atualização da informação do pagamento realizado por você (baixa da situação de prejuízo), já foi divulgada na data referente ao mês de pagamento, ou seja, na data base de 11/2023.

No documento que você anexou, é possível confirmar que a partir do mês com data base de 11/2023, não constam mais operações informadas pelo BB.

Saiba que as Instituições financeiras têm acesso ao histórico dos últimos 24 meses do SCR, já o cidadão aos últimos 60 meses, por meio do Registrato. Entretanto, não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas.

Ressalto que, conforme página FAQ do Bacen o sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada (fonte: https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/prazo-de-atualizacao-do-relatorio) e que o BB não tem ingerência sobre a decisão de concessão de crédito de outras IF com base nas informações do SCR.

Para mais informações sobre Registrato e SCR, favor consultar o Portal do Bacen.

Espero ter auxiliado.

Se precisar de algo mais ou tiver qualquer dúvida, fale conosco por meio de um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento

aBBraços,

Moacir do BB

Está com problemas com Banco do Brasil?

Bancos Tradicionais e Digitais