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Reclamação resolvidaResolvido

Restrição Interna

Banco do Brasil
Fortaleza - CE
17/06/2024 às 08:29
ID: 190948031
Status da reclamação:
Reclamação resolvidaResolvido

Bom dia. Venho, através desse portal, solicitar a retirada do meu nome da Restrição Interna do banco, uma vez que a minha dívida já foi paga e mesmo assim consta no Registrato do Banco Central. Caso haja recusa por parte da instituição, procurarei meios judiciais para resolucionar tal pendência.

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Resposta da empresa

18/06/2024 às 08:40

Olá, Gabriel.

Espero que esteja tudo bem contigo e com sua família.

O Sistema de Informações de Crédito - SCR é um banco de dados gerido pelo Banco Central e o BB não possui ingerência sobre esse cadastro e apenas segue a legislação que está em vigor.

Inicialmente, esclareço que o SCR significa Sistema de Informações de Crédito, e, como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema que contém informações sobre operações de crédito (como empréstimos e financiamentos), além de limites de crédito concedidos aos clientes pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Todos os meses, as instituições fornecedoras de crédito precisam enviar para o SCR (Banco Central/Bacen/Registrato), as informações atualizadas de operações com saldo acima de R$ 200,00, adimplentes ou inadimplentes de seus clientes, sejam faturas a vencer, compras parceladas, empréstimos ou financiamentos.

Os valores concedidos de abatimento negocial (desconto) não são informados ao SCR, por tanto, conforme o cliente vai realizando os pagamentos do acordo o banco envia a informação dos valores pagos a cada mês até que a operação seja liquidada. Após a liquidação a operação deixa de ser informada ao SCR, pois o banco só repassa informações de operações ativas.

Pelo que pude verificar, no momento, você não possui nenhuma anotação, enviada pelo BB aos órgãos de proteção ao crédito, que esteja ativa. O BB já providenciou a baixa das operações que negociou.

Neste sentido o relatório do SCR funciona diferente do relatório dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, por exemplo. Nos órgãos de proteção ao crédito é informada a condição atual do cliente, mas no Registrato/SCR é disponibilizado todo o histórico dos últimos 60 meses, estando disponíveis, para consulta das instituições financeiras, apenas aos últimos 24 meses.

Nos casos de regularização de dívidas vencidas e/ou em prejuízo, o SCR irá mostrar, no mês seguinte ao pagamento, que não há mais pendências a partir do mês do pagamento, ou seja, o cliente está em dia.

As informações são atualizadas mês a mês. Por exemplo, o saldo das operações é atualizado mensalmente com os pagamentos realizados ou juros acrescidos. Operações em atraso não deixarão de aparecer no histórico dos meses anteriores ao pagamento.

Entretanto, não há alteração nas informações dos meses anteriores ao pagamento, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas e/ou em prejuízo.

Conforme a legislação vigente a atualização de dados no SCR não ocorre imediatamente após o pagamento da dívida.

As instituições financeiras devem enviar ao SCR, até o 9º dia útil do mês seguinte ao da respectiva data-base, arquivo com a posição das responsabilidades de seus clientes no último dia útil do mês anterior.

A atualização do relatório do SCR pelo Banco Central ocorre no 20º dia do mês subsequente ao pagamento da dívida em atraso, ou da primeira prestação, se renegociada em parcelas.

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras têm autonomia para conceder empréstimos e financiamentos com base em critérios próprios. O BB não tem ingerência para se pronunciar quanto a negação de crédito por outras instituições financeiras.

Se precisar de algo mais ou tiver alguma outra dúvida, fale conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento

Abbraço,

João do BB

Consideração final do consumidor

19/06/2024 às 13:59

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