Banco de Desenvolvimento, com acesso negado.
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesOlá,
Primeiramente gostaria de agradecer o espaço do reclame aqui, que faz um trabalho de qualidade no processo democrático. Com foco no problema enfrentado com o BNB, algo que é comum dentro do banco é o excesso de burocracia e a dificuldade de acesso ao crédito para o pequeno produtor rural, eu passei mais de 6 meses sem conseguir um financiamento para energia solar, gastei dinheiro com projetista e tive que desistir do projeto pela falta de compromisso do banco com o cliente, prejuízo causado pela demora na analise para liberação de projeto, acarretando na perca do objeto. Sugiro uma reavaliação da politica de atendimento e direcionamento dos recursos, ademais tendo como uma nota 7,3% de satisfação no site onde mede avaliação de reclamações, (Reclame aqui) em se tratando de um banco de desenvolvimento deste porte é inadmissível aceitar o que vem acontecendo, é notório a necessidade de mudanças, hoje amargo o descaso, o prejuízo e a falta de comprometimento, torcer para um dia quem sabe, algum Governante olhe para quem alimenta o país e crie um banco de desenvolvimento para o pequeno produtor rural e que esse atue com compromisso e trabalho.
Resposta da empresa
10/05/2024 às 07:27Prezado Senhor,
Em atenção à sua demanda, pontua-se:
1 O Banco do Nordeste do Brasil S.A. é um Banco de carteira múltipla, tanto um banco de desenvolvimento quanto banco comercial, e, em razão de ser empresa pública, além de toda a regulação comum às instituições financeiras, responde também aos órgãos de controle da Administração Pública, e portanto os pontos de controles vigentes podem ser percebidos pelo cliente como sendo um processo mais complexo para a concessão de crédito, que busca também a transparência na aplicação de tais recursos públicos;
2- Após análise interna, o processo de contratação do qual fora desistido, da linha Pronaf, teve o processo devolvido por parte deste Banco para ajustes, fato informado ao projetista que estava à frente do projeto, com a expectativa de aguardar a reapresentação da proposta, pelo projetista, com as alterações necessárias para que a devida re-tramitação e a possível aprovação do financiamento. Conforme vossa reclamação, decidiu-se pela desistência da operação por parte do cliente. A relação comercial entre projetista e cliente é externa ao Banco do Nordeste, não havendo um catálogo de profissionais indicados pela instituição. O que existe são contatos de profissionais que já apresentaram propostas de outros clientes, não havendo vinculação institucional com estes profissionais ou predileção de um em detrimento de outro;
3 Acerca da satisfação de atendimento de demandas do Banco do Nordeste junto ao Reclame Aqui, a satisfação do atendimento é de 7,4 de 10 pontos possíveis, uma satisfação de 74% dos atendimentos, motivo pelo qual a reputação da empresa, segundo à classificação desta plataforma, é categorizado como BOM, para uma empresa que possui um vasto atendimento, tanto territorialmente, quanto em quantidade de produtos e serviços disponíveis ao público respectivo a cada programa;
4 De alguns de nossos resultados: Programa FNE Sol Pessoa Física, no ano de 2023, financiou a instalação de equipamentos de mini ou microgeração de energia solar fotovoltaica, contratando mais de 5 mil unidades somente em residências e aplicando R$ 162,1 milhões. (fonte: https://bnb.gov.br/acesso-a-informacao/receitas-e-despesas/relatorios-e-balancos-sociais: Relatório de Gestão do FNE 2023, pág. 06). A carteira de Agricultura Familiar e Miniprodutores Rurais, a exemplo do segmento Pronaf, as metas estabelecidas para o Estado da Bahia foram superadas pelo volume de recursos aplicados, conforme pode ser consultado em https://www.bnb.gov.br/agricultura-familiar/relatorios-e-resultados.
5- Não obstante ao exposto, a vossa reclamação foi levada a conhecimento de áreas afins como forma de melhoramento de nossos processos, e portando lamentamos a atual percepção pelo caso específico, ao tempo que permanecemos à disposição para atendê-lo, como cliente/usuário, a qualquer tempo, em novas solicitações.
Atenciosamente,
Consideração final
10/11/2024 às 07:27A reclamação foi encerrada sem avaliação, pois o consumidor não retornou para avaliar o atendimento da empresa.