Banco do Nordeste não liberou 100% do crédito de operação que foi dado imóvel como garantia

Banco do Nordeste
Sobral - CE
15/05/2024 às 16:12

Em outubro/23 dei início aos trâmites com o banco onde minha PJ é correntista. Com a finalidade de crédito para investimento com garantia real de imóvel e avalistas. Estamos já na metade de maio/24 e não realizaram o meu desembolso integral. Fui obrigado a pagar todas as taxas, dentre elas: TAC ( de 1% do valor da operação), tarifa de análise de contrato, tarifa do avaliador do imóvel contratado pelo banco (esse se refere a uma pessoa desqualificada e sem nenhum conhecimento imobiliário, incompetente e desprovido de qualquer ferramenta e suporte que possam lhe dar dados atualizados do município onde encontra-se o imóvel por ele avaliado. Que a avaliação efetuada, ficou totalmente abaixo do que o mercado imobiliário oferta. Queria se livrar do serviço que já havia sido pago antecipadamente. No mesmo instante, levei aos conhecimentos da gerente da conta, Sra. Janaina. A mesma não tomou nenhuma atitude e ainda alertei que eu poderia ser prejudicado com a avaliação totalmente pífia do mesmo. Onde logo mais o imóvel de valor venal aproximado de R$ 600.000,00, foi avaliado por R$ 446.000,00). Conforme calculista, precisaríamos de pelo menos R$ 500.000,00 para investirmos em nossa empresa. Durante semanas e diuturnamente eu fazia contato com o banco e infinitas vezes fui ignorado e não se tinha efetivação nenhuma de informações. Sempre a auxiliar da gerente, Sra. Erica, dizia que a mesma estava de atestado ou viajando ou visitando cliente. Eu, pelo menos nunca recebi uma visita agendada por ela. Quando não, nem a auxiliar me respondia. Daí eu recorria a outro gerente, Sr. Valdenir, esse, infelizmente nem atenção dava e deixava por menos. Enquanto isso eu já havia começado minha obra no final de novembro/23, com o pouco recurso próprio que se tinha em mãos e com prazo de reabertura em março. Incansáveis tentativas e muito esforço conseguia algum retorno. Não existia dialogo e nem conexão com gerente e auxiliar, sempre pediam os mesmo documentos enviado há meses, perca de tempo crucial para quem está no desafio de investir. Depois se contradiziam que o documento que haviam passado errado pra mim, que iriam enviar outro. E com mais tempo perdido. Toda vez que elas erravam nos processos, a analista levava até 4 dias úteis para refazer a analise. Já tinha pago até a taxa do cartório no valor aproximado de R$ 5.000,00, Por fim, o banco só aprovou dos R$ 315.000,00. Concluímos a obra 100% e em meio aos transtornos, conseguimos reabrir no dia 18/04/24 com recursos de empréstimos familiares, nos desfazendo de veículos e outros itens pessoais poder pagar o investimento que ultrapassou o valor de R$ 580.000,00. E o banco prendendo nosso crédito até agora. Somente após termos nos desfeito de nossos bens, o banco liberou parte do valor de R$ 315.000,00. E ainda esta prendendo R$ 78.00000 que estão fazendo muita falta para nós. O empresário para investir sofre muitas humilhações. E o Banco do Nordeste nos adoeceu, a mim, minha esposa e toda a família que está ao nosso lado sempre. Exijo A liberação do residual, URGENTE!!! Estamos precisando para dar fluxos e giro e quitar com prestadores de serviços. O imóvel dados em garantia agora está preso sem termos 100% do valor liberado. E que usem como comprovação do nosso investimento o nosso estabelecimento que está operando em sua totalidade. Venham e nos façam uma visita e efetivem nosso desembolso em conta.

20/05/2024 às 13:43

Prezado Senhor,

Em atenção à sua demanda, reiteramos as informações prestadas em atendimento a demanda de igual teor registrada junto a Plataforma Consumidor.gov, de que, conforme esclarecimentos prestados pela área competente, informamos que a 3 e última parcela da operação em epígrafe possui previsão para liberação em Junho/24, portanto, ainda no prazo previsto conforme consta na cláusula de DESEMBOLSO do contrato assinado. Para que ocorra o desembolso, faz-se necessário a comprovação física e financeira da parcela anterior liberada em 07/05/2024. Tão logo o senhor entregue as notas com os receptivos recibos à agência Sobral/CE , será realizada a vistoria de desembolso e posteriormente o desembolso. Gentileza providenciar.

Por fim, informamos que à agência Sobral/CE encontra-se à sua disposição para atende-lo e dirimir dúvidas sobre o assunto, caso julgue necessário.
Ressalta-se que nossos funcionários são constantemente treinados a prestar sempre o melhor atendimento possível, devendo manter um relacionamento cordial com todos.
Pedimos desculpas pelos transtornos causados.

O Banco do Nordeste prima pela qualidade no atendimento e respeito a nossa clientela e se coloca sempre à disposição de seus clientes para viabilizar o esclarecimento de dúvidas e o atendimento de solicitações.

Continuamos à disposição.

Agradecemos seu contato com nosso Centro de Relacionamento.

20/05/2024 às 16:51

Acredito que fui muito claro e objetivo anteriormente.

Cronologicamente, inclusive falando.

Os colaboradores responsáveis pelo meu atendimento, ora citados, foram totalmente sem profissionalismo, sem conexão gerente com assistente, com inúmeras informações desencontradas, que demandavam mais tempo ainda e retrabalho.

Totalmente falhos nos retornos (onde com muita dificuldade conseguia algo depois já de muitos dias). Contatos de minha parte eram feitos dioturnamente e todos com fracassos.

Já são sete meses nessa situação.

Documentos errados para ser preenchidos foram entregues pelos colaboradores.

Entregávamos de imediato sempre o que nos passavam. Um caso específico só foram perceber que haviam nos passado documento errado já depois de um mês e quinze dias. (Tempo crucial para quem está investindo na sua empresa).

Solicitavam outros documentos, entregava os também de imediato e já ressabiados e tensos para não perder mais tempo, perguntávamos: ESTÁ TUDO OK???

Resposta: Está sim.

(Nem sempre no mesmo dia e nem no dia seguinte vinha essa resposta).

Tenho absolutamente TUDO registrado. TUDO!

Cansamos disso. Tudo tem limite.

Reitero que já fizemos foi a inauguração, finalizamos toda reforma com recurso de terceiros como família, nos desfizemos de bens pessoais, até mesmo do nosso carro para conseguir finalizar e operacionalizar dentro da nossa empresa.

E cadê a gerente?

Em sete meses, nunca veio por conta própria realizar uma visita sequer.

Já entregamos tudo para Janaína e Érica, sua assistente.

Assim como no e-mail anterior, eu repito:

A empresa está em pleno funcionamento e está aberta para visita do BNB verificar onde investimos.

No mais, eu preciso quitar com prestadores de serviços, com o engenheiro e demais fornecedores.

Estamos sem giro e sem caixa por conta dos retardos das colaboradoras e processos do BNB.

Nosso imóvel dado em garantia está preso e nosso valor da 3a etapa bloqueado sem menor justificativa.

Pois onde há fatos, não há argumentos.

O BNB nos adoeceu. Literalmente. Em anexo envio as comprovações disso.

Temos inclusive laudos que atestam que o que nos adoeceu foram essas tratativas pífias do BNB Sobral e de suas respectivas colaboradoras.

E que devido a isso, precisamos fazer pratica agora de medicação de uso contínuo.

Eu exijo que dentro de maio/24 efetivem tanto a visita de reconhecimento no meu estabelecimento que comprova o destino do investimento e o desembolso total da terceira etapa.

Não tenho mais tempo e nem porque para esperar mais ainda.

Irei às últimas instâncias com minha assessoria jurídica. Irei às redes sociais, rádios, blogs, TVs, recolher abaixo assinados de terceiros que estejam na mesma situação e no mais que for possível para que se torne público a humilhação que estamos passando e o absurdo.

Eu não vou parar!

Repito: Estamos com nosso imóvel dado em garantia bloqueado e nosso dinheiro travado!

No mais, aguardo deferimento urgente!

27/05/2024 às 12:56

Prezado(a) Senhor(a),

Em atenção à sua demanda, reiteramos as informações prestadas em atendimento à sua demanda de igual teor registrada junto ao Canal Consumidor.gov sob protocolo BN202405216532397, de que à Agência Sobral CE continua ao aguardo da comprovação financeira dos valores já liberados para dar prosseguimento ao processo, conforme orientação normativa. Gentileza providenciar a documentação pendente. Lembramos que somente após recebimento da documentação a agência poderá dar prosseguimento aos trâmites necessários para realizar o desembolso da terceira parcela.

Destaque-se que o Banco do Nordeste do Brasil desempenha suas rotinas em concordância à Lei Complementar n 105, de 10 de janeiro de 2001 (Lei de Sigilo Bancário) e em consonância com o que determina a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD - LEI N 13.709/2018).

Cita-se, a plataforma Reclameaqui destina-se a assuntos que podem ser respondidos sem a necessidade de comparecimento às agências de relacionamento, como por exemplo: informações prévias sobre produtos/serviços; informações prévias sobre como realizar renegociações; encaminhamento de sugestões; informações diversas como concursos previstos ou eventos de patrocínios, etc.

O Banco do Nordeste está à disposição de seus clientes para viabilizar o atendimento de solicitações e o esclarecimento de dúvidas, observados os instrumentos legais e as normas que disciplinem o assunto.

Continuamos à disposição.

Está com problemas com Banco do Nordeste?

Bancos Tradicionais e Digitais