Cobranças e ameacas abusivas

Banco do Nordeste
Senhor do Bonfim - BA
20/05/2024 às 14:34

eu e mais duas pessoas fizemos um emprestimo no banco do nordeste ( CREDAMIGO) pagamos a 1 parcela, atrasou a 2 e 3 parcela. desde então estão indo cobrar pessoalmente o meu trabalho , indo na minha casa deixando recado com familiares. isso tudo é contra o CDC. não param de mandar msg, não param de ligar, e ameacaram a entrar com protesto caso não pague em 48h. o valor nnão é alto, porem houve o atraso por conta que dois integrantes do grupo perdeu o emprego. isso foi relatado e mesmo assim eles continuam ameaçando.
Pela lei do CDC é proibido a cobrança em ambiente de trabalho, ou ir ate o endereço e deixar recado com familiares. Sendo que o credor deve cobrar somente a pessoa que esta devendo. Estao fazendo pressão psicológica, recebo inúmeras ligações. Só pedi pra aguardar porque perdemos o emprego e mesmo assim ameacam dizendo que vao atras de nos nos ridicularizando e constrangimento.

23/05/2024 às 13:48

Prezada Senhora,

Em atenção à sua demanda, informamos que a mesma foi encaminhada à área competente para fins de conhecimento e adoção das medidas cabíveis. Lamentamos que a senhora tenha se sentido desconfortável com o atendimento recebido.

De acordo com à área responsável, informamos que o processo metodológico do Crediamigo disciplina as etapas de cobrança desde o primeiro dia de atraso. Todas estas etapas estão previstas nos normativos e as equipes são treinadas e orientadas para atuar de acordo com a metodologia, sempre utilizando condutas respeitosas e conduzidas nos limites legais permitidos.

Ressaltamos ainda que ações de cobrança das nossas operações podem ser iniciadas no dia seguinte ao vencimento original da operação, ou seja, a partir do primeiro dia de atraso a cliente já pode ser informado que a operação está em mora. Existe a obrigação legal do credor em informar aos devedores da operação (inclusive avalistas) que permanecendo a situação de atraso será efetuado o registro do débito vencido junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA, etc), o que não deve ser confundido com eventual coação ou ameaça ao cliente/avalista. Mais do que uma obrigação do Banco, ser comunicado de débitos vencidos é um direito do avalista.

Pedimos desculpas à senhora por algum transtorno ocasionado.

O Banco do Nordeste prima pela qualidade do atendimento e respeito a seus clientes, colocando-se à disposição para viabilizar o esclarecimento de dúvidas e o atendimento de solicitações. Deste modo, agradecemos o contato.

Continuamos à disposição.

Agradecemos seu contato com nosso Centro de Relacionamento.

Está com problemas com Banco do Nordeste?

Bancos Tradicionais e Digitais