divida paga conta encerrada e banco se nega em limpa meu nome no scr sistema banco central

Banco do Nordeste
São Benedito - CE
19/05/2024 às 18:39

eu nome é ******* Andrade da Silva e estou escrevendo para solicitar a remoção de uma dívida no valor de R$ 739,32, relacionada ao Microcrédito CredAmigo, que ainda consta no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central.

Fui informado que, após a quitação da dívida, poderia encerrar minha conta e meu nome ficaria limpo no SCR. Este sistema é usado para avaliação de crédito, e é obrigatório que as informações nele estejam corretas. No entanto, hoje estou com o nome sujo por conta de vocês, mesmo tendo pago integralmente a dívida diretamente ao CredAmigo de São Benedito, Ceará.

Por lei, é obrigatório que vocês me forneçam a carta de quitação da dívida, a qual ainda não recebi. Além disso, meu nome continua sujo no SCR. Preciso que retirem meu nome do SCR o mais rápido possível e que atualizem as parcelas pagas para não omitir informações no sistema.

Aguardo uma resolução urgente deste problema.

******* Andrade da Silva

25/05/2024 às 09:22

Prezado Senhor,

Em atenção à sua demanda, conforme esclarecimentos prestados pela área responsável, reiteramos as informações prestadas para demanda de teor semelhante, registrada no Sistema de Registro de Demandas do Cidadão (RDR) do Banco Central do Brasil e atendida pela nossa Ouvidoria sob protocolo BN202405206530008, de que neste momento inexistem apontamentos inseridos por este Banco do Nordeste junto aos órgãos de proteção ao crédito, bem como envio de informação ao Sistema de Informações de Créditos SCR, relativo à operação de crédito em situação de atraso em seu nome. Indicamos que a atualização das informações da operação regularizada, objeto da demanda, foi disponibilizada para vossa consulta no Registrato, referente a posição de abril/2024.

Caso esteja se referindo ao histórico de informações constantes do Sistema de Informação de Crédito SCR, aclaramos que este é constituído em consonância com o preceituado na Resolução CMN/BACEN n 5.037/2022, que dispõe sobre o Sistema de Informações de Créditos (SCR), sem a ingerência desta Instituição Financeira, conforme pode ser atestado na aba Perguntas e Respostas acerca do assunto, contida no site do BACEN (https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/prazo-de-atualizacao-do-relatorio): É possível ver que a dívida foi paga quando você consultar o relatório no mês seguinte ao pagamento, por volta do dia 20. Mas, o sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada.

Isto posto, registramos inexistir ação a qual possa ser realizada por este Banco do Nordeste.

O Banco do Nordeste está à disposição de seus clientes para viabilizar o atendimento de solicitações e o esclarecimento de dúvidas, observados os instrumentos legais e as normas que disciplinem o assunto.

Continuamos à disposição.

Está com problemas com Banco do Nordeste?

Bancos Tradicionais e Digitais