Dívidas do grupo no meu nome

Banco do Nordeste
Fortaleza - CE
22/02/2024 às 10:25

Bem vamos lá, fui chamada por uma vizinho para entrar no grupo do Credamigo. Aceitei a entrar no grupo isso Dezembro do ano passado. Marcamos a reunião, na reunião meu nome foi falado para ser a coordenadora. Perguntei oq isso queria dizer, o rapaz do banco falou q eu seria a responsável pelo o grupo e pelo o pagamento, então não vi nada demais nisso. Então aceitei. Porém para minha surpresa esse mês fui olhar o meu registrado e me deparei com o empréstimo do banco do Nordeste no valor total todo no meu nome. Sendo q isso me prejudicou em um financiamento q tentei na caixa. Pois é como se eu tivesse feito o valor total. Q da quase 4 mil. Porém o meu foi somente de 500,00.
Eu acho q essa informação deveria ser informada as pessoas quando fossem fazer o empréstimo. Pq isso não faz sentido. Independente de vc ser a coordenadora, vc ficar com uma dívida q não é sua no seu nome!
Era pra constar somente o q eu peguei!
Fiquei muito decepcionada com a situação.

23/02/2024 às 12:38

Prezada Senhora,

Em atenção à sua demanda, de acordo com os esclarecimentos prestados pela área responsável, informamos que a sua operação no Crediamigo foi realizada com garantia de aval solidário, no qual todos os integrantes são responsáveis pela totalidade do crédito. Tais informações são prestadas aos clientes quando da visita do agente de microcrédito e quando da contratação da operação, além de estarem expressas nas cláusulas 4 e 5 da Cédula de Crédito Bancário. Portanto, não é possível individualizar a dívida.

Sobre o seu histórico no BACEN, informamos que o detalhamento no Registrato ficará sempre constando o histórico, independentemente de qualquer situação, o histórico permanecerá, mas não se trata da dívida e sim o registro do histórico.

Oportunamente, segue, abaixo, informações disponibilizadas no site do Banco Central sobre Registrato:

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) mostra todas as suas dívidas com bancos e financeiras. Você pode verificar o saldo devedor e o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso, e outras informações.
As informações que aparecem no relatório são registradas no Sistema de Informações de Crédito (SCR) pela instituição financeira onde você contratou a operação de crédito.

Finalidade:

Avaliar se está muito endividado e se deve ou não contratar mais uma operação de crédito;
Conferir se existe dívida que não contratou;
Conhecer melhor suas dívidas, para tentar renegociar ou transferir para outro banco.

O Banco do Nordeste se coloca sempre à disposição de seus clientes para viabilizar o atendimento de solicitações e o esclarecimento de dúvidas, desde que atendam aos interesses mútuos e observados os instrumentos legais disponíveis e as normas internas que disciplinam o assunto.

23/02/2024 às 14:46

Já procurei saber e a dívida total está somente no meu cpf. E essa informação não foi passada no dia da visita do agente.

26/02/2024 às 18:00

Prezada Senhora,

Em atenção à sua demanda, e de acordo com os esclarecimentos repassados pela área competente, informamos que a nível de registro junto ao SCR, a informação fica no nome do(a) Coordenador(a) do grupo.

Para obter informações adicionais ou dirimir dúvidas sobre o assunto, orientamos contatar à sua Unidade de atendimento.

O Banco do Nordeste prima pela qualidade no atendimento e respeito a nossa clientela e se coloca sempre à disposição de seus clientes para viabilizar o esclarecimento de dúvidas e o atendimento de solicitações, desde que atenda aos interesses mútuos e observados os instrumentos legais disponíveis e as normas internas que disciplinam o assunto.

Continuamos à disposição.

Agradecemos seu contato com nosso Centro de Relacionamento.

26/02/2024 às 20:09

E não teria como trocar? Infelizmente estou muito decepcionada, pois essa informação não me foi passado no dia da reunião. Pois eu jamais teria aceitado ser coordenadora.

28/02/2024 às 08:45

Prezada Senhora,

Em atenção à sua demanda, de acordo com os esclarecimentos prestados pela área responsável, informamos que a troca de coordenador(a) do grupo solidário somente pode ocorrer quando da renovação do grupo, após liquidação da operação.

Continuamos à disposição.

Está com problemas com Banco do Nordeste?

Bancos Tradicionais e Digitais