Cobrança indevida de custas e pedido de devolução de bens e busca e apreensão por escritório de advocacia.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Mogi das Cruzes - SP

15/07/2026 às 15:33

ID: 254001715

Contrato número *****

A parcela 39/48 do meu veículo estava atrasada na semana do dia 15/06, a advocacia Antônio Samuel de silveira estava com meu contrato, então entrei em contato com eles para o pagamento dessa parcela em aberto, porém, eu disse que meu carro quebrou e tive gastos, trabalho como Uber, preciso do carro para fazer o dinheiro da parcela, então eu disse que iria fazer o pagamento no dia 19/06, eles não quiseram fazer acordo de pagamento comigo, disseram que ia dar entrada em busca e apreensão do meu veículo, dizendo que não seria possível fazer o acordo comigo na data que eu estava disposto a pagar, então eu entrei em contato com outro escritório, que com toda educação e compreensão fizeram acordo de pagamento comigo, tanto que fizeram o vencimento dessa parcela pro dia 22/06, tendo um prazo maior devido a minha situação, ou seja, o escritório Antônio Samuel de Silveira não quis fazer propositalmente um acordo comigo, pois havia como conseguir. Agora estão me cobrando CUSTAS DE COBRANÇA na parcela 40 do meu veículo, no valor de 737,42. Agora só consigo pagar com essas custas, pois o banco fala que está certo essa cobrança. Já liguei na ouvidoria, SAC, consumidor.com e trazem a mesma resposta, dizendo que a advocacia está certa. Sempre pago na mesma data, inclusive no mês 03/2026 eu paguei no dia 20/03 uma parcela que estava atrasada na mesma situação, e não teve essa cobrança. Fora as mensagens da advocacia Antônio Samuel pedindo pra devolver o carro, entrega amigável, dizendo ser a melhor opção pra evitar dor de cabeça. Melhor opção? Estou há 4 anos pagando esse carro, depois da renegociação que fiz em 2022 ( diante ameaça de perder meu veículo ) no desespero acabei aceitando, mesmo não concordando com a data de vencimento alterada, que era no dia 13 que EU ESCOLHI quando financiei meu carro, mudaram pro dia 03 me prejudicando o pagamento na data. Agora tenho que todo mês passar por ameaça e pedido de entrega amigável do meu veículo. Quero que tirem as custas ou aceite uma proposta de quitação com um desconto maior, já que perdi 12 mil reais que deixaram de descontar das 7 parcelas que havia pago no primeiro contrato antes da renegociação.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/07/2026 às 07:42

Olá, Jefferson. Agradeço por compartilhar seu relato e pela oportunidade de analisar a situação apresentada. Compreendo sua insatisfação em relação às tratativas realizadas durante o período de atraso das parcelas de seu contrato, especialmente diante da sua necessidade de utilizar o veículo para o exercício da sua atividade profissional. Após análise do caso, verifiquei que o contrato esteve direcionado para atendimento especializado de cobrança, motivo pelo qual foram realizadas ações de contato e envio de propostas relacionadas à regularização do débito. Em relação à cobrança das custas mencionadas no valor de R$ 737, 42, é importante esclarecer que eventuais despesas decorrentes dos procedimentos de cobrança seguem as condições previstas contratualmente e os processos aplicáveis à recuperação de crédito. Não foi identificada irregularidade na inclusão desses valores. Sobre o atendimento prestado pelo escritório anteriormente mencionado, registro seu relato de insatisfação quanto à negociação oferecida. Entretanto, não foram identificados elementos que demonstrem atuação em desacordo com os procedimentos previstos para cobrança dos contratos em atraso. Quanto às mensagens relacionadas à entrega amigável do veículo e às informações sobre possível busca e apreensão, esclareço que essas comunicações fazem parte das alternativas e orientações normalmente apresentadas em contratos com parcelas em atraso, não significando necessariamente a adoção imediata de medida judicial. Verifiquei ainda que o contrato encontra-se atualmente sob responsabilidade do escritório Goes Nicoladeli, que poderá informar as condições vigentes de negociação, renegociação ou eventual proposta de quitação disponível no momento da consulta. Telefone:

0800 710 2300
Telefone: (48) 3461-2300
Permaneço à disposição para esclarecimentos adicionais. Aproveito para te convidar a deixar sua avaliação sobre o nosso atendimento. Para avaliar, basta acessar o site do Reclame AQUI e entrar com seu e-mail e senha. Depois, vá até a Área do Consumidor, localize sua reclamação e clique em Responder ou Avaliar .

Atenciosamente,
Equipe Santander ♨️

Financiamentos Acesse nossos Canais de Atendimento: https://www.santander.com.br/hotsite/santanderfinanciamentos/canais-de-atendimento.html Canais de Atendimento | Santander Financiamentos Canais de Atendimento da Santander Financiamentos. Acesse a Área do Cliente ou fale conosco via WhatsApp e tire suas dúvidas com praticidade e segurança.

Réplica do consumidor

22/07/2026 às 15:03

Boa tarde! Sobre o escritório fazer a parte de cobrança eu entendo, mas pago em atraso devido a mudança de data no vencimento do contrato na renegociação, que quando eu fiz, eu discordei com a data alterada e disseram que não tinha o que fazer. já liguei e tentar alterar a data de vencimento para qual eu tinha escolhido quando financiei meu carro na concessionária, com a data que alteraram me prejudicou no pagando das parcelas no dia, sempre tentei ir atrás disso para não haver mais atraso, mas sempre me enrolaram jogando a responsabilidade para o outro. a última parcela que paguei, tentei fazer acordo de pagamento com eles e os mesmo se recusaram, dando assim início ao processo de busca e apreensão do meu veículo e colocando custas na parcela seguinte parar pagar a eles. Eu discordo dessa prática deles, pois já paguei anteriormente numa mesma data e tempo de atraso sem essas custas. meu contrato encontra se não está final, restando 9 parcelas para quitar, e eu pago todo o mês na mesma data basicamente, e agora que está acabando o contrato eles fazem isso comigo. Eu jamais vou recomendar um financiamento de veículo nesse banco, a forma que tratam após assinar um financiamento é totalmente repugnante.

Réplica do consumidor

29/07/2026 às 16:08

Informei sobre as custas cobrada pelo escritório de advocacia Antônio Samuel de Silveira, para retirar, poisé havia pago com outro escritório e estavam me cobrando custas junto a parcela 40/48 do meu contrato, no fim o banco retirou, porém, fui olhar a parcela de número 41/48 ( parcela atual desse mês), e está com custas novamente. Ontem dia 28/07 fui conversar com o escritório Antônio Samuel para saber da parcela atual, e disseram que havia duas parcelas para serem pagas, porém, eu paguei a parcela mais atrasada no dia 23/07, e disseram que havia ela e a atual desse mês para serem pagas, ou seja, o escritório não deu baixa e estão me cobrando um valor absurdo de 5.233,00 R$ das duas parcelas, sendo que só tem UMA em aberto. Fora que eles usaram um processo EXTINTO para cobrar a parcela anterior que eu havia pago. Quero que tirem novamente as custas, pois nem atualizando no sistema eles estão, se deixa eles manda um boleto para paga parcela que já foi pago, fazendo eu pagar algo que não tem que se pago. Olhem o escritório de cobrança que vocês estão contratando, só querem dar prejuízo para seus clientes, tá sendo péssimo para mim isso que estão fazendo comigo. Jamais recomendo alguém fazer financiamento com o banco Hyundai, por que quando acontece imprevisto no pagamento eles fazem de tudo para tomar seu veículo

Consideração final do consumidor

29/07/2026 às 16:35

Empresa me decepcionou

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2