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Reclamação não resolvidaNão resolvido

Aplicativo Itaú no computador - a saga continua (parte 3)

Banco Itaú
Nova Friburgo - RJ
06/09/2018 às 11:30
ID: 38232969
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

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Novamente, o mesmo problema. Instalei o aplicativo Itaú no computador em outro equipamento, com opção de desbloqueio através de uma caixa eletrônico.

Em 06/09/2018, dirigi-me a uma agência para realizar o desbloqueio, e em todos os terminais que utilizei, recebi a mensagem de que o desbloqueio deveria ser realizado através do aplicativo no smartphone.

O aplicativo no computador foi criado justamente como alternativa ao aplicativo no smartphone, para quem não possui smartphone ou, como no meu caso, não deseja abrir as pernas, digo, toda a sua vida pessoal para o banco, uma vez que a instalação do applicativo no smartphone exige que o cliente concorde em compartilhar com o banco sua lista de contatos, informações sobre ligações realizadas e em andamento, permitir acesso aos arquivos armazenados no dispositivo, entre outros.

A equipe de tecnologia da instituição parece ter bastante tempo ocioso, uma vez que, recentemente, absolutamente destruiu o design do site, substituindo um design excelente e intuitivo, que funcionava bem há mais de 10 anos, por um design típico de recém formados em cursinhos de web design.

Saudades do Unibanco, em que tudo sempre funcionou perfeitamente.

*******
Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor
http://www.brasil-livre.org

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Resposta da empresa

13/09/2018 às 10:20

Olá Pedro!

A sua manifestação foi respondida.

Enviamos uma mensagem para o seu e-mail cadastrado aqui no Reclame Aqui. Por favor, verifique suas mensagens privadas.

Lucy
Banco Itaú

Para novas manifestações você poderá contar com nossos canais de atendimento.

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Réplica do consumidor

07/10/2018 às 09:03

Apesar da explicação improvável para o problema, recebida através de email do banco, segui cuidadosamente todos os procedimentos solicitados. No entanto, em 07/10/2018, ao tentar realizar o desbloqueio do dispositivo em vários caixas eletrônicos, a mesma situação descrita na reclamação se repetiu.

Consideração final do consumidor

15/10/2018 às 18:28

Uma das razões que me levaram a abrir esta conta no Unibanco, há mais de 25 anos atrás, foi o fato de aquele banco sempre estar tecnologicamente à frente dos demais. Foi, por exemplo, o primeiro a tornar possível acessar a conta digitando-se dados e senha em um telefone fixo comum, antes mesmo de o acesso à internet se tornar disponível de forma generalizada, fora do ambiente universitário. Jamais tive ou teria uma conta no Itaú, principalmente devido ao atendimento humano, que sempre deixou muito a desejar.

Quando esta conta foi migrada para o Itaú, com a aquisição do Unibanco, o serviço de internet banking ainda era um diferencial do Itaú (apesar de inferior ao que o Unibanco oferecia na época). Infelizmente, até isso conseguiram destruir.

Supreendentemente, o serviço de internet banking da Caixa Econômica Federal, que venho utilizando, funciona sem problemas. Ao contrário do Itaú, o banco não força o usuário a utilizar aplicativos para smartphone, mediante a aceitação compulsória de termos e condições em meu entender abusivos, como o cliente ser obrigado a dar ao banco permissão para acessar sua lista de contatos, ligações efetuadas e em andamento, dentre outros. É possível ativar um novo dispositivo a partir de outro dispositivo ativo, ou através do recebimento de um simples código SMS.

Cabe notar que o Itaú não está sozinho nesta prática, que em meu entendimento já deveria ter sido alvo de ações por parte do Ministério Público e entidades de defesa do consumidor. Tenho plena certeza de que isto ainda ocorrerá eventualmente. Enquanto isso, não tenho qualquer razão para continuar utilizando a conta do Itaú.

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