Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

04/08/2026 às 14:44

ID: 255601341

Meu boleto possui vencimento no dia 23 de cada mês. Habitualmente, realizo o agendamento do pagamento junto à minha instituição financeira para evitar qualquer atraso. Contudo, no mês de julho, por um lapso, deixei de efetuar o agendamento e, em 29/07, apenas 6 (seis) dias após o vencimento, entrei em contato com o Banco Toyota para solicitar a emissão da segunda via do boleto, conforme protocolo de atendimento n *****.

Na ocasião, fui atendida pela colaboradora *****, que informou que a emissão do boleto deveria ser solicitada diretamente à empresa responsável pela cobrança, AfaMais.

Seguindo essa orientação, entrei imediatamente em contato com a AfaMais e solicitei o boleto para quitação da parcela. Entretanto, ao receber o documento, constatei que o valor apresentado continha um acréscimo de R$ 454,81 a título de juros e encargos, montante manifestamente excessivo, superior a 10% do valor da parcela, em total desacordo com as instruções constantes no boleto originalmente emitido pelo Banco Toyota.

Tal cobrança afronta o princípio da boa-fé objetiva, previsto no *****, bem como as disposições do Código de Defesa do Consumidor, especialmente os artigos 6, III, e 51, IV, que asseguram ao consumidor o direito à informação clara e adequada e vedam a imposição de obrigações abusivas ou que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.

As condições expressamente previstas no boleto original não foram observadas. Assim, considero que a cobrança apresentada é abusiva, desproporcional e desprovida de respaldo contratual, gerando legítima sensação de ter sido induzida a uma cobrança incompatível com o acordo firmado entre as partes.

Dessa forma, notifico formalmente o Banco Toyota e a empresa AfaMais para que seja imediatamente emitido novo boleto contendo apenas os encargos efetivamente previstos no contrato e nas instruções do boleto original, afastando qualquer cobrança abusiva ou indevida.

Ressalto que permaneço à disposição para realizar o pagamento da parcela, desde que o valor esteja em conformidade com o contrato e com a legislação consumerista vigente. Caso a irregularidade não seja prontamente sanada, resguardo-me o direito de adotar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, incluindo o registro de reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Banco Central, bem como eventual ação judicial para revisão da cobrança e reparação dos prejuízos eventualmente suportados.

Compartilhe