Contestação de serviço e cobrança abusiva em veículo Honda HRV

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
05/12/2025 às 17:51
ID: 233871779
Assunto: NOTIFICAÇÃO DE CONTESTAÇÃO INTEGRAL DE SERVIÇO E COBRANÇA ABUSIVA.
Prezados Senhores,
Eu, *****, CPF: *****, venho por meio desta NOTIFICAR e CONTESTAR formalmente os serviços e a cobrança efetuados em meu veículo, Honda HRV EX 1.8, 16V Flexone, Aut. 2019/2020 e Placa: *****, em 01/12/2025, conforme discriminado na Nota Fiscal: *****. Código de verificação: *****.
I. Do Fato e da Prática Abusiva.
O serviço realizado resultou na troca de diversas peças, totalizando o valor de R$ 18.000,00, conforme Nota Fiscal anexa, cuja chave de acesso e autenticidade é: *****.
A troca dessas peças foi efetuada sob a alegação de que as mesmas apresentavam defeitos graves e urgentes, induzindo-me a autorizar o serviço sem tempo hábil para buscar uma segunda opinião técnica.
Contestação: Suspeito veementemente que fui induzido ao erro, pois as peças originais removidas, em minha percepção e com base em indícios técnicos, não apresentavam defeitos que justificassem a substituição imediata e o alto custo imposto.
II. Da Fundamentação Legal e da Hipervulnerabilidade.
Informo que sou pessoa idosa, contando com 81 (oitenta e um) anos de idade.
A conduta de seus prepostos configura grave violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e ao Estatuto da Pessoa Idosa, em especial:
Artigo 39, Inciso IV do CDC: É vedado ao fornecedor "prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços". O fornecedor agiu com má-fé ao se aproveitar da minha condição de consumidor hipervulnerável e da minha falta de conhecimento técnico para realizar trocas desnecessárias com valores excessivos.
Artigo 39, Inciso V do CDC: Veda a exigência de vantagem manifestamente excessiva.
Artigo 20 do CDC: Exige que, constatado o vício na prestação de serviço (a desnecessidade das trocas), o consumidor possa exigir a restituição imediata da quantia paga.
III. Da Demanda e da Solução Exigida.
Diante do exposto, e com base nas leis de defesa do consumidor, exijo:
Apresentação de Justificativa Técnica: Exijo que esta empresa apresente, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, um laudo técnico detalhado e inequívoco da necessidade da substituição de CADA uma das peças listadas na Nota Fiscal, sob pena de comprovação da má-fé.
Restituição Integral: Na ausência de laudo comprobatório (item I), exijo a restituição integral do valor total pago R$ 18.000,00 (Soma do Débito Automático = R$ 8.000,00 + Cartão de Crédito = R$ 10.000,00), corrigido monetariamente.
Informo que, caso a situação não seja resolvida amigavelmente no prazo estabelecido, buscarei imediatamente amparo junto ao PROCON e, se necessário, ingressarei com uma Ação Judicial no Juizado Especial Cível para ressarcimento integral, cumulada com pedido de indenização por danos morais e materiais cabíveis, devido à grave violação aos meus direitos de consumidor idoso.
Aguardo um retorno formal por escrito no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar do recebimento desta notificação. Atenciosamente, *****
Compartilhe
Consideração final do consumidor
13/01/2026 às 10:25
Estive na loja para buscar esclarecimento acerca do atendimento conturbado e entregar pessoalmente minha carta de contestação. Em atendimento com o gerente Bruno, apresentou o argumento que os valores aplicados são os mesmos da autorizada Honda, argumento inconsistente.
Relatei que fui a loja para trocar os pneus, sendo induzido a aceitar as trocas de peças por iminente risco de vida provocado pela condenação de peças da suspensão do carro, ao final fiquei muito confuso pela cobrança abusiva mediante constrangimento e ameaça, tão desnorteado que não percebi que os pneus não foram trocados, diante de tamanho confusão mental não havia percebido que também não foram cobrados, mas as peças que eles alegam terem trocado ficam embaixo do carro e não tenho como constatar que realmente foram trocadas.
Posteriormente, meu genro foi a loja, buscar esclarecimento sobre o superfaturamento dos valores das peças, totalizando em R$ 18.000,00, ao pesquisar em outros lugares obteve total de R$ 6.400,00. Quando questionados acerca da diferença exorbitante, alegaram aplicar valores cobrados pela concessionária Honda, por tratarem-se de peças originais, tal fato não procede. Pois as peças que compõem a suspensão não são fabricadas pela Honda. Além disso, na concessionária Honda o total destas peças foi R$ 13.617,48.
Resumindo fui vítima de [Editado pelo Reclame Aqui] e vou recorrer desta situação judicialmente e buscar reparação para que outros não sejam novas vítimas.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0