Empresa publica informações inverídicas na consideração final e não assume responsabilidade pelo erro

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

02/08/2025 às 11:55

ID: 223588751

Respondendo à última consideração da empresa que, infelizmente, não permite resposta pública no próprio Reclame Aqui abro esta nova manifestação apenas para deixar claro que:

A consideração final publicada pela empresa no Reclame Aqui contém informações inverídicas:

Não houve proposta de envio do produto após o cancelamento. Houve apenas o estorno automático da compra, feito sem qualquer alternativa oferecida ao cliente;

O cancelamento não foi escolha minha. A loja vendeu um produto sem estoque e, ao invés de reservar o item após a confirmação da compra, o destinou a outro cliente contrariando o que havia sido acordado via atendimento.

Além disso, somente um ano após a reclamação, a empresa veio propor um acordo, o que reforça que a iniciativa foi motivada pela exposição pública, e não por responsabilidade com o consumidor.

Manter esse tipo de declaração distorce os fatos e demonstra que a preocupação maior da empresa é com a reputação pública e não com a reparação de um erro reconhecido internamente.

Reafirmo que a reclamação original permanece não resolvida e solicito que a empresa corrija publicamente essa informação, como um mínimo gesto de respeito ao consumidor e aos princípios de transparência.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/08/2025 às 11:59

cliente comprou há um ano na loja, foi feito estorno, propomos um acordo para repararo erro o cliente quer o produto de graça, infelizmente é o Brasil.

Réplica do consumidor

02/08/2025 às 12:29

Venho, por meio desta resposta, reforçar a gravidade da conduta da empresa, que insiste em distorcer os fatos e desrespeitar direitos básicos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.*******/90).

O cancelamento da compra não foi feito por mim, mas sim pela loja, que vendeu um produto sem estoque conduta que infringe os princípios da boa-fé objetiva (art. 4, III e art. 6, III do CDC) e da oferta vinculante (art. 30 e art. 35 do CDC).

A loja não ofereceu alternativas ao consumidor, limitando-se ao estorno unilateral, mesmo após prometer envio via SEDEX. Isso configura falha na prestação do serviço (art. 20 do CDC).

Após mais de um ano sem resolução, a própria empresa entrou em contato e, diante disso, propus encerrar o caso caso a loja assumisse o custo do frete, como gesto mínimo de reparação.

A resposta da empresa foi desrespeitosa e evasiva: sugeriu que eu estaria pedindo produto de graça, e ainda proferiu a frase infelizmente é o Brasil o que considero discriminatório, ofensivo e atentatório à dignidade do consumidor (art. 4, I e art. 6, IV e X do CDC).

Nunca foi solicitado qualquer vantagem indevida. O que houve foi uma tentativa de encerrar um problema antigo de maneira ética, proporcional e discreta. O tom e a postura adotados pela empresa demonstram despreparo e falta de compromisso com as normas de consumo.

Diante disso:

Reafirmo que a reclamação permanece não resolvida;

Registro publicamente que a empresa utilizou esta plataforma para manipular a narrativa e desrespeitar o consumidor;

E reservo-me o direito de formalizar denúncia junto ao Procon e Demais órgãos de defesa do consumidor, com base nos artigos mencionados acima.

Réplica da empresa

02/08/2025 às 12:36

sempre procuramos resolver, fizemos o estorno e propusemos fazer o envio, cliente não responde no nosso atendimento e vem aqui no site ao invés de responder nosso contato.

Réplica do consumidor

02/08/2025 às 15:44

É lamentável que, diante de um erro evidente, a empresa escolha tratar o cliente como inimigo em vez de assumir a responsabilidade.

Transferir a culpa ao consumidor não apaga a falha no processo. O Reclame Aqui está cheio de reclamações inclusive de grandes marcas , mas o que diferencia uma empresa séria é como ela responde ao cliente: com respeito, humildade e disposição real para corrigir.

As pessoas não julgam uma marca por um erro isolado, mas pelo padrão de comportamento. E, pelo que vejo, não sou o único cliente que teve uma compra cancelada por falta de estoque e que a culpa não tenha sido transferida para os clientes.

Fica a reflexão. A reputação que se constrói aqui é a de vocês.

Réplica da empresa

02/08/2025 às 16:10

nossa loja tentou contato com cliente, mas infelizmente , ele prefere usar esse canal para resolver e não o nosso, como ele não ficou satisfeito com o estorno , propusemos o envio , que também não o quis.

Réplica do consumidor

02/08/2025 às 17:21

A empresa distorce os fatos para encobrir a própria falha e ainda tenta culpar o cliente.

Consideração final do consumidor

02/08/2025 às 17:22

Lamentável.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0